BREVES | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa será lançado até o final de fevereiro


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foi lançado no Pará na manhã desta segunda-feira (21), com o objetivo de corrigir os percentuais de distorção entre idade e série de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O evento, promovido no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém, dá início à 1ª Etapa de formação dos orientadores de estudo, que ocorre até a próxima sexta-feira (25). A ação ocorreu também na cidade de Castanhal (no nordeste paraense), e está prevista para ser realizada em outros seis municípios até o final de fevereiro: Altamira, Breves, Capanema, Marabá, Redenção e Santarém. O objetivo do Pnaic é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final da 3ª série, contribuindo para a melhoria do percurso de escolarização e sucesso nos anos sequentes do ensino.

Cerca de 400 mil estudantes de escolas estaduais e municipais paraenses, em idade de alfabetização, devem ser beneficiados pelo Pacto. A formação continuada, aplicada pelas Universidades Federal do Pará (UFPA) e do Oeste do Pará (Ufopa), envolverá 850 orientadores de estudos e 18.825 professores que atuam no ciclo de alfabetização – da 1ª até a 3ª série do ensino fundamental. De acordo com o anuário estatístico do Ministério da Educação (MEC) de 2012, estima-se que o percentual de distorção alcance os 36,9% nos anos iniciais do ensino fundamental, salte para 44,7% nos anos finais da educação básica, e para 59,2% no ensino médio.

O Pacto é composto por um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, que serão disponibilizados pelo Ministério da Educação. Seu eixo principal é a formação continuada dos professores alfabetizadores, com ênfase em Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Gestão, Controle Social e Mobilização. “Este é um programa que tem que transcender bandeiras partidárias ou interesses particulares. Todos têm que se comprometer com a formação, com a alfabetização do aluno, o que deve também envolver toda a sociedade”, ressaltou a professora Ana Cláudia Hage, diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), durante a abertura do evento. Somente assim, acrescentou, "poderemos transformar a realidade da qualidade da educação no nosso estado, deixando de ocupar os últimos lugares nos índices nacionais".


Comentários