CURRALINHO | Projeto de piscicultura da Emater dá primeiros frutos



Seis famílias da comunidade Boa Esperança, no município de Curralinho, na ilha do Marajó, começaram a contabilizar os primeiros resultados do projeto de piscicultura desenvolvido, há cerca de um ano, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). A primeira despesca rendeu peixes com até 1,3 quilo, conforme meta estabelecida pelo projeto, que prevê a produção de seis toneladas de pescado anualmente.

O processo marca a diversificação da produção na comunidade, que desenvolvia tradicionalmente atividades relacionadas ao cultivo do açaí. Cada agroextrativista recebeu cerca de quatro mil alevinos de tambaqui. A espécie foi escolhida pela adaptação ao local e pelo mercado garantido. Vinte mil alevinos povoaram inicialmente os tanques, e desses, dez mil foram doados aos agricultores graças a parceria com a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq).

Durante o primeiro ano do projeto, outros ganhos foram contabilizados pela comunidade. Pelo menos 70% de gastos foram diminuídos com a compra da ração comercial. Com orientação técnica da Emater, os produtores já fazem ração alternativa para alimentação dos peixes e usam como matéria-prima o açaí e o farelo de trigo.


Comentários