QUEIJO DO MARAJÓ | Produção de alimentos é uma das prioridades da Sagri para 2013

 
Fomentar a produção de alimentos, desenvolver cadeias produtivas de várias culturas, modernizar a pecuária, fortalecer as Secretarias Municipais de Agricultura e investir na Agricultura de Baixo Carbono (ABC Pará) são algumas das prioridades da Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri) para 2013, anunciadas pelo titular do órgão, Hildegardo Nunes.

Um dos programas que ganhará reforço é o “Sabores do Pará”, que busca aumentar a produção e a qualidade de produtos utilizados na culinária paraense, como a mandioca e seus derivados (tucupi, farinha, maniva e goma), o jambu, a pimenta-de-cheiro, o açaí e o queijo do Marajó.

No que se concerne à cultura da mandioca, a Sagri vai incrementar o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Mandioca, investindo na implantação de campos de multiplicação de maniva/semente, em cursos de capacitação; na mecanização e distribuição de insumos agrícolas e na implantação de casas de farinha mecanizadas. A meta é beneficiar mais de três mil produtores e garantir uma farinha de qualidade e mais barata na mesa do paraense.

O açaí também ganha destaque por meio do Programa de Qualidade do Açaí. A Sagri vai continuar capacitando produtores, distribuindo sementes e investindo para que tenham acesso ao maquinário para branqueamento do fruto, um novo equipamento que vai reduzir em quase 100% o nível de contaminação do produto. Mais de 13 mil produtores serão beneficiados com o projeto.




Comentários