TURISMO NO MARAJÓ | Senador pede recursos para a Ilha do Marajó


O governo do Estado do Pará vem priorizando ações de desenvolvimento do turismo na Ilha do Marajó, considerado um dos mais importantes polos do Estado. Em convênio com o Ministério do Turismo, o Estado está desenvolvendo projetos de melhoria da infraestrutura local para receber visitantes de todas as partes da terra que vão ao arquipélago em busca de um cenário único no mundo, cercado de riquezas, de rios; igarapés deslumbrantes e fartas fauna e flora; e em visita às antigas fazendas, algumas centenárias, que contam a história da criação de búfalos no Brasil.
 
Em 2008 a Companhia Paraense de Turismo – Paratur, assinou convênio com o Ministério do Turismo para investir em projetos de infraestrutura na região. A previsão era de melhorar orlas, construir trapiches, melhorar as vias de acesso, entre outras ações.

O valor de R$ 3.3 milhões nunca chegou a ser usado. A análise do projeto executivo por parte do Ministério do Turismo demorou mais tempo do que o previsto. Com isso vieram as mudanças de governo e, consequentemente de gestores, tanto no Ministério quanto no governo do Estado e na Paratur.

Hoje, a união entre a diretoria da Paratur e o senador Jader Barbalho (PMDB) tenta resgatar esta importante ação para o desenvolvimento turístico da região. Nos últimos anos o convênio 1023/2008 vem sendo prorrogado de ofício (quando é alterada a vigência do contrato) por técnicos do MTur visando a readequação do projeto executivo.

Técnicos do Ministério juntamente com a Paratur vêm fazendo visitas constantes ao arquipélago para readequar o projeto, cujas ações deveriam iniciar ainda este ano, uma vez que já foram repassados 50% do recurso total, ou seja R$ 1.8 milhão para a conta do Estado.

No final do ano passado, como vem fazendo nos últimos anos, a Paratur encaminhou a documentação para a prorrogação de ofício do convênio. Porém, a mudança de um técnico na área de convênios do MTur mais uma vez prejudicou o Pará, já que este, inadvertidamente cancelou o referido convênio.

Foi então que o senador Jader Barbalho entrou em ação. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, é do mesmo partido de Jader (PMDB) e seu antigo companheiro de Congresso. Sensibilizado com o pedido de reconsideração assinado pela presidente da Paratur, Maria do Socorro Rodrigues da Costa, o senador assinou ofício endereçado ao próprio ministro “(Prezado companheiro Ministro Gastão Vieira, permito-me na condição de senador pelo Pará...)” , solicitando dele “empenho e providência objetivando manter e viabilizar o convênio nº 1023/2008”.

Segundo o senador paraense, o convênio assinado com a Paratur será “viabilizador de recursos fundamentais para a implantação de projetos turísticos no Pará”. Encaminhado juntamente com o documento da Paratur que pede a reconsideração, o ofício do gabinete do senador Jader Barbalho enfatiza que já há parcela financeira liberada para a Paratur, o que, segundo ele, viabiliza a prorrogação.

O senador lembra que é necessário evitar prejuízos para o Estado e para a população que depende da cadeia turística na região para a manutenção da família.

O Marajó é um dos polos turísticos mais procurados entre os seis que compõem o Pará. Manchete de muitas revistas especializadas, cenário de importantes programas de TV e referência para pesquisadores, historiadores e ambientalistas, é também referência para um dos segmentos mais importantes do turismo, o rural.

Fazendas, campos alagados, patrimônio histórico, gastronomia e um ecossistema inigualável, o arquipélago, maior fluvial e marítimo do mundo, abriga 16 municípios e centenas de ilhas. É nesse polo que a Paratur vai concentrar até 2015 parte dos investimentos em promoção e divulgação do turismo paraense, em especial porque o Marajó, juntamente com Belém e Santarém (Alter-do-Chão), é considerado pelo Ministério do Turismo um roteiro internacional, com produtos prontos para comercialização no exterior.

Fonte: Diário Online 

Comentários