ESCALPELAMENTO | Campanha da Sespa chegará a mais 10 municípios do interior


O governo do Pará já concluiu o planejamento das campanhas de prevenção a acidentes com motores de barcos, que causam escalpelamento. A primeira ação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) acontecerá durante o Carnaval. Dez municípios do interior receberão as equipes da Comissão Estadual de Erradicação dos Acidentes de Motor com Escalpelamento (CEAAE), que em 2013 trabalha em parceria com a Vigilância em Saúde da Sespa, visando a conscientização da gravidade deste tipo de ocorrência.

Comunidades ribeirinhas de Barcarena, Abaetetuba, Moju, Cametá, Ponta de Pedras, Igarapé-Miri, Muaná, Portel, São Sebastião da Boa Vista e Curralinho receberão as equipes, que também atuarão na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e dengue. Socorro Silva, coordenadora da CEAAE, explicou que o trabalho em parceria é parte da estratégia da Sespa para atingir o maior número possível de pessoas nos períodos de maior fluxo. “Este trabalho, realizado em parceria, é eficaz pois amplia a área de atuação e a conscientização sobre os riscos do escalpelamento, e as formas de evitá-lo. Aproveitamos as épocas de maior fluxo, como o Carnaval, verão (férias escolares), Círio e dezembro para fortalecer o trabalho que já é realizado pela Secretaria”, ressaltou Socorro Silva.

Além das campanhas sazonais, o governo do Estado, desde 2011, cria Comitês Municipais nos municípios com maior número de casos de escalpelamento. Os comitês reúnem representantes da gestão municipal que, com o apoio estadual, procuram conscientizar a população. Aumentar o número de comitês, ampliar o alcance das campanhas de prevenção e conscientização, e ainda envolver mais os gestores municipais são metas do CEAAE para 2013.

“Atualmente existem 29 comitês municipais instalados no Estado - 16 no Marajó, região responsável por quase 50% dos casos registrados em 2012, e 13 no Baixo Amazonas. Conseguimos atingir este número graças à parceira com o Programa Pro Paz Cidadania Presença Viva, realizado ano passado, quando visitamos várias comunidades ribeirinhas e compreendemos a realidade destas pessoas. A meta para este ano é chegar à região oeste e envolver, realmente, os gestores locais, para que estes assumam o apoio efetivo aos comitês, envolvendo as secretarias municipais de Saúde e Educação locais”. Outra meta é ampliar o trabalho de capacitação das equipes que trabalham no interior, responsáveis pelo primeiro atendimento dos acidentados”, destacou Socorro Silva.



Comentários