TRANSPORTE | Belém receberá novo Terminal Hidroviário


O novo Terminal Hidroviário de Belém, que funcionará no Armazém 9 da Companhia das Docas do Pará (CDP), vai atender uma média mensal de 60 mil passageiros intermunicipais para todas as regiões do Estado do Pará e 10 mil passageiros interestaduais, com linhas para Manaus e Macapá. O terminal será entregue para a população no início de 2014 e terá a operação de 15 empresas de navegação. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na manhã desta sexta-feira, 15, pelo governador Simão Jatene; o presidente da CDP, Carlos Ponciano; o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly e Jorge Avelar, proprietário da construtora Coliseu, executora da obra.

Atualmente, o Terminal Hidroviário de Belém funciona no Armazém 10 da CDP, em uma área útil de 950 m². Com a nova obra, além de contar com uma estrutura moderna e confortável, o terminal terá sua área útil ampliada para 2.400 m². Os investimentos no projeto arquitetônico e naval do novo terminal estão orçados em R$ 15 milhões. O convênio, que permite o usufruto do espaço por 25 anos, foi firmado com a CDP seguindo os mesmos moldes do convênio estabelecido para a construção da Estação das Docas.

“Esse é um sonho antigo e agora conseguimos criar condições objetivas para fazê-lo. Sem dúvida, os benefícios serão imensos para a população. Com esse novo terminal nós vamos conseguir não só melhorar a paisagem da cidade, mas principalmente as condições para as pessoas que dependem deste transporte diariamente, melhorando inclusive a sua condição de vida”, ressaltou o governador. Ele também agradeceu a parceria firmada com a CDP e CPH na realização da obra. “Essa parceria pode ser o início de um conjunto de outros projetos que venham contribuir para que os ribeirinhos tenham um transporte fluvial cada vez melhor", completou o chefe do Executivo.

(Agência Pará)



Comentários