MELGAÇO | Parabéns Profa. Raimunda Figueiredo – 80 Anos - Capítulo vivo da história da educação em Melgaço


A professora Raimunda Figueiredo fala um pouco de sua vida de educadora no município de Melgaço na década de 50:

“Nasci no interior do Municipio de Melgaço e, só vim morar na cidade na década de 50. Nesta época, comecei a alfabetizar crianças e jovens na primeira Escola do Município de Melgaço, Escola Municipal Bertoldo Nunes, onde hoje funciona a Câmara Municipal de Melgaço. Minha rotina de educadora consistia em ministrar aulas para a turmas de alfabetização infantil durante o dia e, a noite alfabetizava jovens e adultos, pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), um projeto do governo brasileiro, criado pela Lei n° 5.379, de 15 de dezembro de 1967, que propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos e, visava "conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida". Pessoas conhecidas no município, como Dona Bena (já falecida) e seu Antonio Silva, foram meus alunos e, que com muita força de vontade e depois de um dia cansativo na lida da roça, vinham a noite na minha casa estudar. E, naquela época sob a luz de um lampião. Não faço ideia de quantas crianças, jovens e adultos alfabetizei na cidade de Melgaço. Mas, de vez em quando passa um ex-aluno ou ex-aluna aqui na frente de casa e, me chama de Tia Raimunda e, se aproxima para tomar bença. Alguns desses alunos deram continuidade aos estudos e, ascenderam socialmente no município e, hoje se tornaram professores, comerciantes, vereadores e prefeitos no município. E, dessa época de alfabetizadora guardo muitas recordações, algumas boas outras não. Pois, naquela época alfabetizar crianças, jovens e adultos não era uma tarefa muito fácil. O município era muito carente. Mas, as boas recordações que guardo estão relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem, da vivência em sala de aula enfrentando as adversidades para alfabetizar meus alunos. E, hoje me sinto honrada e feliz, pelo dever cumprido como educadora neste município. E, de ter proporcionado o crescimento pessoal de meus ex-alunos e ex-alunas, que hoje contribuem para o desenvolvimento deste município.”

Prefeito de Melgaço - Adiel Moura

A Prefeitura Municipal de Melgaço, sob a gestão do Prefeito Adiel Moura, em reconhecimento da importância e da contribuição dada pela cidadã melgacense, Profa. Raimunda Figueiredo, à educação no município, enviou votos de felicitações pela passagem de seu aniversário de 80 Anos, por meio de expediente Of. Nº 006/2013 – GABPRE/PMM de 01/02/2013. A PMM também, por meio do Assessor Especial Aldrin Sousa, afixou outdoor em frente à cidade, próximo ao trapiche municipal, parabenizando a Profa. Raimunda Figueiredo pelo seu aniversário. Para Aldrin Sousa, um ex-aluno da Profa. Raimunda Figueiredo, “esta é apenas uma forma singela de homenagear esta cidadã melgacense que já deu sua parcela de contribuição para o desenvolvimento da educação e do município por meio da alfabetização de crianças, jovens e adultos no município de Melgaço.”


O Blog e os coordenadores do Movimento Marajó Forte (MMF), Ricardo e Marluth Fialho, parabenizam a Professora Aposentada da Rede Estadual de Ensino Raimunda Figueiredo, professora mais antiga de Melgaço, pelos seus 80 anos de vida comemorados nesta data.

Postagem Patrocinada

Comentários