Nossa Bandeira é o Marajó!!! Junte-se a nós!!!

Notícias

PORTEL | Associativismo entre agricultoras ganha impulso com ajuda da Emater

By Movimento Marajó Forte - segunda-feira, 11 de março de 2013 No Comments

Fundada em 2010, com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), a Associação de Mulheres Agroextrativistas da Ilha Grande do Pacajaí (AMAIGP), a primeira organização social feminina do meio rural de Portel, no Marajó, reafirma no município a trajetória de um movimento de fortalecimento de gênero e de busca por direitos, como acesso à educação, saúde e políticas públicas específicas.

Presidida pela agricultora Marta Figueiredo, reeleita em fevereiro deste ano, a Associação representa 80 mulheres do assentamento federal, localizado em uma área ladeada pelos rios Anapu e Pacajá, e onde vivem quase 1.200 famílias que trabalham principalmente com açaí, farinha d’água, pesca artesanal e artesanato. A comunidade é atendida pela Emater desde 2008.

“Podemos dizer que a AMAIGP simboliza o marco de uma luta política em defesa da mulher rural de Portel e no próprio Marajó. O meio ainda é machista e resistente: pouco a pouco, essas trabalhadoras vêm conquistando espaço, oportunidade, mercado e cidadania", diz o técnico em agropecuária e geógrafo Jocimar Mendonça.

São ações como a da Emater, através da assistência técnica, cursos e capacitações que, de segundo ele, permitem que essas mulheres diversifiquem as atividades e adquiram autonomia na mão de obra e trabalho, além de orientar o aperfeiçoamento da estrutura administrativa e mobilizadora da Associação, inclusive no que tange ao crédito rural.

Outro meio de garantir o fortalecimento das atividades são as parcerias com as Secretarias municipais de Portel, como a de Saúde, pela qual elas estão negociando treinamento e amparo para as parteiras; a Secretaria de Trabalho e Ação Social, que viabiliza a oferta de cursos de corte e costura e estilização de roupas.

(Agência Pará)


No Comment to " PORTEL | Associativismo entre agricultoras ganha impulso com ajuda da Emater "