Nossa Bandeira é o Marajó!!! Junte-se a nós!!!

Notícias

MICROCRÉDITO | Diretor da Grameen Trust visita a Ilha do Marajó

By Movimento Marajó Forte - quarta-feira, 13 de março de 2013 No Comments

Já está no Pará o professor S. M. Huzzatul Islam Latifee, diretor gerente da Grameen Trust, empresa-irmã do Grameen Bank, projeto que levou o economista bengali Muhammad Yunus a ganhar o Prêmio Nobel da Paz em 2006. Ele seguiu na terça-feira, 12, para a Região de Integração do Marajó, com o objetivo de conhecer de perto a realidade de 11 municípios do arquipélago e, assim, poder estebelecer parcerias e convênios no sentido de oferecer desde treinamentos e assistência técnica até alternativas de renda à população carente.

A Grameen Trust é uma entidade que atua em quase todo o mundo, auxiliando pessoas pobres com serviços pioneiros de redução da pobreza, como pequenos empréstimos ou microcréditos, criados pelo Banco Grameen. De acordo com o assessor especial do governo do Estado do Pará, Eduardo Costa, o contato com Latifee aconteceu em novembro do ano passado, durante a 4ª Cúpula Global de Negócios Sociais, ocorrida em Viena, na Áustria.

Na ocasião, a comitiva do Pará – chefiada pelo vice-governador, Helenilson Pontes, que representou o governador Simão Jatente, especialmente convidado para o evento – esteve com o professor, que foi convidado a conhecer o Estado, com vistas ao desenvolvimento de projetos conjuntos entre o governo paraense e a Grameen Trust, principalmente na área de microcrédito.

S. M. Huzzatul Islam Latifee vai passar duas semanas no Pará, sendo a primeira na região de integração do Marajó, onde visitará os municípios de Soure, Salvaterra, Joanes, Cachoeira do Arari, Breves, Curralinho, Muaná, Ponta de Pedras e Melgaço. Nessas cidades, o professor deverá conhecer pequenos projetos que geram emprego e renda para a região, como microindústrias, cooperativas e associações de artesãos, entre outros.

Na segunda semana, ele permanecerá em Belém, onde terá reuniões técnicas com o Grupo de Trabalho do Governo do Estado que  atua com o conceito de Negócios Sociais (Social Business), bastante em evidência no mundo corporativo atual. “O professor Latifee já fez o convite para que o governo do Estado possa retribuir a visita e conhecer a experiência desenvolvida em Bangladesh”, explicou Eduardo Costa.

Acompanharão S. M. Huzzatul Islam Latifee membros do GT de Negócios Sociais, que inclui representantes de órgãos como o Banco do Estado do Pará (Banpará), Pro Paz e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

(Agência Pará)


No Comment to " MICROCRÉDITO | Diretor da Grameen Trust visita a Ilha do Marajó "