Nossa Bandeira é o Marajó!!! Junte-se a nós!!!

Notícias

SALVATERRA | Emater apoia fortalecimento da produção rural em comunidades quilombolas

By Movimento Marajó Forte - segunda-feira, 11 de março de 2013 No Comments

Comunidades quilombolas incluídas no programa Territórios da Cidadania, nas regiões nordeste e do Marajó, estão sendo atendidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), como parte do Projeto de Ampliação dos Serviços da Assistência Técnica e Extensão Rural Pública (Ater) e das Ações dos Territórios da Cidadania.

O acompanhamento técnico visa aumentar a produção de alimentos no Estado, por meio de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As reuniões dos Grupos de Trabalhos (GT) Quilombolas aconteceram no município de Cachoeira do Piriá, no nordeste, nos dias 5 e 06 de fevereiro, e em Salvaterra, no Marajó, nos dias 20 e 21/02.

Em Salvaterra, cerca de 60 quilombolas das comunidades de Caldeirão, Rosário, Providência, Boa Vista, Deus Ajude, Mangueiras, Bacabal, Pau Furado, Siricarí e Malungo participaram da reunião, junto com representantes da Prefeitura.

Cronograma - Segundo a economista Adda Ellen, articuladora da Rede Temática de Ater para Mulheres Rurais, que coordenou as atividades, foi aplicada uma metodologia para identificar acertos e falhas, além dos objetivos e metas para o desenvolvimento da comunidade. “A partir da sistematização do potencial e das fragilidades das comunidades, e posterior visita técnica em cada comunidade, será possível elaborarmos um cronograma de atividades de Ater em consonância com os objetivos e metas do convênio, para ser executado nestes quilombos”, informou Adda Ellen.

Os participantes decidiram pela instalação de Unidades Demonstrativas (UDs), para possibilitar uma maior produção agrícola nas comunidades quilombolas. Em Salvaterra, com o apoio da Emater, serão instaladas duas UDs de casa de farinha, e revitalizadas outras casas já existentes.

Em Cachoeira do Piriá, na comunidade quilombola Camiranga, será instalada uma UD para o cultivo de hortas. O projeto prevê ainda a instalação de mais seis UDs em outros territórios, como em Santarém, no oeste do Pará.

Convênio - Segundo dados do MDA, o objetivo do convênio é reforçar o estímulo às atividades agrícolas, não agrícolas, pesqueiras, extrativistas e à pecuária, e apoiar o compromisso com a organização social rural.

Essas ações devem fortalecer a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável das comunidades, com base na agroecologia e na economia solidária.

Segundo Adda Ellen, o convênio proporcionou também o fortalecimento do GT (Grupo de Trabalho) estadual paraense. “Estamos antevendo as mudanças federais para a política quilombola no país”, ressaltou ela.

(Agência Pará)


No Comment to " SALVATERRA | Emater apoia fortalecimento da produção rural em comunidades quilombolas "