Nossa Bandeira é o Marajó!!! Junte-se a nós!!!

Notícias

MELGAÇO | Emater entregará os Projetos de Desenvolvimento de Assentamentos (PDAs) ribeirinhos até abril

By Movimento Marajó Forte - segunda-feira, 11 de março de 2013 No Comments

Os Projetos de Desenvolvimento de cinco assentamentos ribeirinhos de Melgaço, no Arquipélago do Marajó, devem ser entregues pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) até abril deste ano.

A elaboração dos documentos está prevista em uma chamada pública contratada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Incra, em maio de 2012, com recursos de quase R$ 3 milhões. Ttrata-se de informações e análises, reunidas em formato padronizado e científico, sobre a realidade socioeconômica e cultural de 1.235 famílias que ainda vivem abaixo da linha da pobreza em Melgaço, Ilha Grande de Laguna, Mujirum, Ilha Santa Maria I e Ilha Santo Amaro.

“São agricultores que, além de terem dificuldade de acesso a políticas públicas e a processos de capacitação, sofrem com o isolamento geográfico. Algumas comunidades estão localizadas a 12 horas de barco da sede de Melgaço. Os PDAs indicam não só as demandas da produção agrícola, mas apontam a existências de outras necessidades, como postos de saúde, escolas, rede elétrica e estradas. São relatórios completos e muito embasados porque, muitas vezes, a Emater às vezes é o único serviço que chega à porta dessas famílias”, explica o sociólogo da Emater Alcir Borges.

Também como meta dessa parceria específica com o Incra, essas mesmas famílias têm sido atendidas pela Emater, a partir de visitas técnicas e acompanhamento dos sistemas produtivos, para produzirem mais e melhor e diversificar as atividades comerciais, que hoje em dia se resumem ao extrativismo de açaí, peixe e camarão.

A idéia é estimular e amparar a ampliação das ações de cultivo, com projetos de fruticultura (como cupuaçu e cacau), pequenos animais (como galinhas e porcos) e aproveitamento de recursos madeireiros e não-madeireiros (com a fabricação de óleos e essências). “Identificamos potencial nas propriedades e interesse das famílias”, aponta o técnico agrícola da Emater Francisco Weliton Vasques.

(Agência Pará)


No Comment to " MELGAÇO | Emater entregará os Projetos de Desenvolvimento de Assentamentos (PDAs) ribeirinhos até abril "