Nossa Bandeira é o Marajó!!! Junte-se a nós!!!

Notícias

PREFEITURAS DO MARAJÓ | Polícia Civil inicia curso de capacitação para identificador civil e criminal

By Movimento Marajó Forte - terça-feira, 12 de março de 2013 No Comments

A Polícia Civil do Pará deu início, na segunda-feira, 11, ao Curso de Capacitação para Identificador Civil e Criminal para 31 servidores públicos que trabalham em prefeituras no interior do Estado. O treinamento, promovido pela Academia da Polícia Civil (Acadepol), atende aos convênios firmados entre a Delegacia Geral e prefeituras, para oferta do serviço de emissão de carteiras de identidade nos municípios. A aula de abertura do curso contou com as presenças do delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, e do diretor de Identificação, Ricardo Paula. As aulas são realizadas no auditório do bloco B, da Delegacia-Geral, em Belém.

Ao todo, serão cinco turmas até o mês de junho. Na primeira, estão servidores públicos que atuam nas regiões sudeste, nordeste, Ilha de Marajó, Baixo Tocantins e Região Metropolitana de Belém. Nas aulas, os servidores recebem instruções em geral sobre o serviço de emissão de carteiras de identidades. Na aula de abertura, Ricardo Paula falou sobre a estrutura da Diretoria de Identificação da Polícia Civil. Segundo ele, o Pará é o 10º Estado brasileiro que mais emite documentos de identidade.

Atualmente, 15 Postos de Identificação atendem na Região Metropolitana e outros 138 no interior do Estado, prestando serviços de emissão de carteiras de identidade. Hoje a Polícia Civil atende a população, para emissão do documento, por meio de agendamento por telefone (4006-9002/ 9046 ou 9020) ou pelo site da Polícia Civil (www.policiacivil.pa.gov.br).

No interior do Estado, a Polícia Civil conta com a parceria de Prefeituras conveniadas que fornecem um servidor local para atuar na expedição de documentos de identidade. Esse funcionário atende as pessoas no Posto de Identificação, onde coleta os dados e impressões digitais, e encaminha as informações ao Posto de Identificação responsável em emitir a carteira na região, ou para a Diretoria de Identificação em Belém.

Durante as aulas, os servidores assistirão às aulas sobre identificação civil, qualidade no atendimento, necropapiloscopia, identificação criminal, redação técnica e passarão por estágio supervisionado. As aulas serão ministradas pelos servidores da Academia da Polícia Civil Kleiton Cabral, Wallice Sedovim e Magdala Souza, e da Diretoria de Identificação “Enéas Martins”, Samuel Pinho, Luiz Cláudio Freitas e Fernando Machado.

(Agência Pará)


No Comment to " PREFEITURAS DO MARAJÓ | Polícia Civil inicia curso de capacitação para identificador civil e criminal "