Nossa Bandeira é o Marajó!!! Junte-se a nós!!!

Notícias

MARAJÓ | Oficinas preparatórias para o Meio Ambiente chegam às escolas do interior

By Movimento Marajó Forte - quarta-feira, 13 de março de 2013 No Comments

Continuam as oficinas preparatórias para a IV Conferência Infanto-juvenil para o Meio Ambiente. Até o dia 27 de março, as oficinas serão realizadas em 14 municípios polos (Santa Maria, Paragominas, Castanhal, Abaetetuba, Breves, Soure, Marabá, Tucuruí, Conceição do Araguaia, Altamira, Itaituba, Santarém, Capanema e Marituba) de várias regiões do estado, abrangendo os 143 municípios paraenses.

Professores, gestores e técnicos em educação participam da programação, que tem como objetivo discutir variadas temáticas e a construção de projetos pedagógicos relacionados a questão ambiental dentro de quatro temáticas: fogo, terra, água e ar. A culminância será em Brasília, no mês de outubro, com a apresentação dos trabalhos durante a IV Conferência Nacional Infanto-juvenil para o Meio Ambiente.

A conferência é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania socioambiental nas escolas e comunidades, a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora e será elaborada em seis etapas: oficinas de conferência, conferência na escola, conferência municipal/regional, conferência estadual, encontro preparatório e conferência nacional. Os estados concorrerão com quatro trabalhos na última conferência, um de cada temática. Porém, cada estado poderá levar até 27 trabalhos que serão utilizados na composição de relatórios.

A conferência é voltada aos alunos do Ensino Fundamental com idade entre 11 e 14 anos e acontece a cada dois anos, instigando na comunidade escolar o envolvimento em questões relacionadas ao mundo em que vivemos. A oficina de abertura foi realizada na escola bosque, em Outeiro, no dia 5.

Para o coordenador de Educação Ambiental da Seduc, professor Augusto Ferreira, entre os pontos positivos da Conferência estão: o fortalecimento e a participação da comunidade escolar na construção de políticas públicas de educação e de Meio Ambiente, o apoio às escolas na transição para a sustentabilidade, com contribuição para que se constituam em espaços educadores sustentáveis a partir da articulação de três eixos: gestão, currículo e espaço físico.

(Agência Pará)


No Comment to " MARAJÓ | Oficinas preparatórias para o Meio Ambiente chegam às escolas do interior "