Nossa Bandeira é o Marajó!!! Junte-se a nós!!!

Notícias

MARAJÓ | Sespa libera 175 cadeiras de rodas para municípios marajoaras

By Movimento Marajó Forte - quarta-feira, 13 de março de 2013 No Comments

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) já está entregando, na Unidade de Referência Especial em Reabilitação Demétrio Medrado, novos produtos de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Segundo a coordenadora estadual da Divisão de Acompanhamento e Avaliação de Pessoa com Deficiência da Sespa, Iracy Tupinambá, os novos produtos passaram por análise com base em critérios rigorosos que garantissem produtos de qualidade para atender a demanda reprimida, que hoje é de 1.479 usuários do sistema público de saúde.

De acordo com Iracy, a meta é zerar a fila ainda este ano, por isso todos os dias são feitos contatos com os pacientes inseridos na lista, mesmo dos municípios mais distantes. “Vamos fazer uma parceria com os Centros Regionais de Saúde para agilizar a distribuição aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Pará que precisam desses produtos”, ressaltou a coordenadora.

Os produtos começaram a ser entregues no início do mês passado, beneficiando cerca de 500 pessoas. Estão inclusos na lista andadores, próteses ortopédicas, muletas, cadeiras de banho, além das cadeiras padronizadas para pacientes com tetraplegia e deficiências múltiplas.

Dona Regina Falcão, 60 anos, veio buscar a cadeira adaptada a pacientes paraplégicos para Terezinha de Jesus, 72 anos, inscrita no programa. Emocionada, a aposentada disse que acompanha de perto a realidade de pessoas que necessitam de cadeiras de rodas para se locomoverem.

“Tudo que essas pessoas precisam é de produtos como estes para se sentirem melhores. Também acompanho o trabalho da Sespa, tenho certeza do esforço das pessoas envolvidas para garantir a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, afirmou.

Também foram liberadas para entrega 175 cadeiras de rodas para pacientes atendidos durante a ação do Programa Pro Paz Cidadania Presença Viva nos municípios de Gurupá, Afuá, Curralinho, Ponta de Pedras, Breves, Cachoeira do Arari e Portel, no arquipélago do Marajó. Além disso, são atendidos diariamente pacientes que dependem de órteses, próteses e outros meios auxiliares de locomoção, referenciados por meio de triagem.

Paralelo a isso, já está em análise, nova licitação para as próteses auditivas e visuais. “A ideia é assegurar a qualidade de todos os produtos que beneficiarão as pessoas que compõem a rede SUS”, destacou  Iracy Tupinambá.

Para ser atendido na Unidade de Referência Especial em Reabilitação Demétrio Medrado é necessário que o interessado seja encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde. Ao chegar à URER, o paciente será avaliado pelo médico especialista em ortopedia, que o encaminhará ao serviço. O usuário precisa apresentar xerox do RG, CPF, comprovante de residência, além do  laudo médico e cartão do SUS. O atendimento é feito por meio da Coordenação Estadual da Divisão de Acompanhamento e Avaliação de Pessoa com Deficiência, que funciona de 8h às 18h na unidade.

(Agência Pará)


No Comment to " MARAJÓ | Sespa libera 175 cadeiras de rodas para municípios marajoaras "