Nossa Bandeira é o Marajó!!! Junte-se a nós!!!

Notícias

BREVES | Susipe inaugura em abril nova unidade prisional

By Movimento Marajó Forte - sexta-feira, 1 de março de 2013 No Comments

A mais nova unidade prisional da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), na ilha de Marajó, já está com as obras concluídas. Os últimos ajustes técnicos estão sendo feitos no sistema de abastecimento de água do Centro de Recuperação de Breves (CRB), para que a casa penal comece a funcionar já no início de abril, com capacidade para 128 detentos.

A nova estrutura, que recebeu um investimento de R$ 4 milhões, tem uma área total de 1.490 metros quadrados. No total, são 31 celas revestidas com telhado de proteção térmica, sendo 20 celas coletivas para seis detentos, sete celas individuais para internos com nível superior, uma cela para portadores de necessidades especiais (PNE) e ainda três celas reservadas para visitas íntimas. O prédio conta ainda com uma área para banho de sol, um ambulatório, dois consultórios médicos (um odontológico e outro clínico geral), um refeitório, uma cozinha, um parlatório e uma sala para os agentes prisionais.

Uma novidade no CRB é o sistema de monitoramento dos internos. Nessa unidade, os agentes prisionais vão acompanhar e fiscalizar a movimentação dos detentos no interior das celas de um andar superior, o que garante um maior nível de segurança contra tentativas de fugas. A nova unidade também tem um sistema de proteção contra incêndio para a prevenção de acidentes.

Segundo o superintendente do Sistema Penitenciário, tenente-coronel André Cunha, a nova unidade vai atender o contingente populacional de Breves e municípios próximos. “A ativação dessa unidade representa um marco no processo de expansão no sistema penitenciário, já que esta será a primeira unidade da ilha do Marajó”, destaca.

Segundo o engenheiro da empresa responsável pela obra, Jonas Santos, a construção da unidade teve atenção redobrada. “É o primeiro projeto diferenciado. Tivemos os maiores desafios possíveis por ser uma cadeia pública, com mais de 100 trabalhadores atuando diariamente nessa obra durante dois anos. Enfim o projeto estrutural foi concluído e estamos satisfeitos com o resultado final”, avalia.

A nova unidade prisional passará a atender a demanda de presos custodiados na delegacia da cidade, o que diminuirá os riscos de tentativa de fuga e o excedente populacional de presos. Para o delegado regional de Breves, Jarson Joela, a transferência dos internos para a nova unidade será um grande beneficio. “Com essa nova casa penal, o número de presos na única delegacia da cidade vai desafogar”, estima.

Para garantir a segurança prisional da unidade, a Escola de Administração Penitenciária (EAP) vai capacitar, do próximo dia 6 de março a 25 de abril, os profissionais que irão trabalhar na unidade, entre eles agentes penitenciários, chefes de segurança, técnicos, auxiliares de portaria e departamento administrativo, além do diretor e do vice-diretor.

O objetivo é melhorar o desempenho profissional dos servidores e inseri-los na concepção de uma administração penitenciária voltada não apenas à consideração dos aspectos técnicos e gerenciais, mas principalmente na dimensão humana da atividade carcerária, tendo como base os princípios da dignidade da pessoa humana e os pressupostos da Lei de Execução Penal.
Até 2014, o Pará terá cerca de 6 mil novas vagas no Sistema Penitenciário com a criação de mais 22 Casas Penais, em 18 municípios paraenses. Os investimentos totalizam R$ 115 milhões de reais.

(Agência Pará)


No Comment to " BREVES | Susipe inaugura em abril nova unidade prisional "