PARÁ RURAL | Governo vai instalar agroindústria de açaí em Breves


O investimento do governo do Estado permitirá que o açaí já saia beneficiado de Breves, ganhando valor e novos mercados. Foto: Agência Pará/Lucivaldo Sena

O governo do Estado, por intermédio do programa Pará Rural, vai investir mais de R$ 1,3 milhão na instalação de uma agroindústria para beneficiamento de açaí no município de Breves, no Arquipélago do Marajó. Os recursos também garantirão a construção de uma unidade para criação de porcos e a realização de cursos de capacitação para 200 produtores, membros da Associação dos Produtores Rurais do Rio Tucano-Açu, localizada às margens da Rodovia PA-159, que liga Breves ao município de Anajás, ministrados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).


O projeto inclui, ainda, a recuperação de Áreas de Preservação Permanentes (APPs) com o manejo de açaizais nativos. “Esse investimento vai impulsionar a produção de açaí beneficiado, garantindo renda para o extrativista, que vai poder agregar valor econômico ao seu produto. Hoje, o açaí sai da região para outras agroindústrias, de dentro e até de fora do Estado, como o Amapá. Com a instalação da agroindústria, tudo ficará aqui. E isso vai trazer melhorias ao setor”, ressaltou o supervisor da Emater no Marajó, Marinaldo Gemaque, que acompanhou a visita de técnicos do Programa Pará Rural à comunidade este mês.

Segundo Gemaque, a Emater, que acompanha as atividades da associação há 10 anos, teve um papel importante no processo de organização e seleção dos beneficiários. “A Emater facilitou essa parceria. Participamos do processo de mobilização, pois todos já eram beneficiários do Pronaf B (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar)”, informou.

(Agência Pará

Receba postagens por E-mail 

Comentários