INCRA | Promoverá diálogo para inclusão de assentamentos agrários em programas federais

Encontro será destinado às regiões do Baixo Tocantins e do Arquipélago do Marajó. Foto: MMF/Ricardo Fialho

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, realiza na próxima sexta-feira, 12, no auditório da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – Sudam, o primeiro de dois diálogos previstos com lideranças de assentamentos agrários, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados federais e estaduais. 
 
 
O principal objetivo é anunciar aos gestores as diretrizes e programas disponíveis para as regiões do estado do Pará que pertencem ao contexto da reforma agrária, além de apresentar meios de como acessar esses programas e de forma estratégica, decidir como interligar as políticas do Incra, as políticas de Reforma Agrária com os Municípios. Este primeiro encontro será destinado às regiões do Baixo Tocantins e do Arquipélago do Marajó, onde estão localizados mais de 30 municípios que possuem áreas de assentamento.

Na quinta-feira, 04/04, o superintendente do Incra/PA, Elielson Pereira, reuniu com o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará – Famep, Helder Barbalho. Na ocasião, foi formalizado o pedido de parceria entre o Incra e a Famep para a realização dos dois encontros. Helder acenou como positiva a parceria e colocou a Federação a disposição do Instituto. “Essa parceria é muito oportuna. Não podemos mais aceitar que as áreas de assentamentos agrários sejam isoladas. Elas fazem parte dos municípios e precisam ter garantido o acesso aos programas Federais e a toda a infraestrutura necessária para manter uma boa qualidade de vida aos assentados” disse Helder Barbalho.

Elielson afirmou que é muito importante ter o apoio da Famep. “A Famep é a representante legitima dos municípios. Não poderíamos iniciar um debate como este sem conversar com a Federação”. Ele ainda destacou o convite aos gestores para os dois diálogos. “Os prefeitos precisam comparecer. O governo Federal por um lado está de portas abertas e por outro, os municípios estão mais próximos da população, são importantes agentes na promoção do desenvolvimento rural”. Concluiu.

Na ocasião, Helder Barbalho disse que os dois debates tem papeis importantes para identificar de que forma as duas entidades podem estar viabilizando o acesso mais rápido aos programas federais. “Nossos assentados e assestadas precisam das políticas sociais que os municípios desenvolvem, que o governo Federal desenvolve. A ideia é somar esforços”. destacou.

O segundo encontro, destinado aos prefeitos do Nordeste Paraense, será no dia 19 de abril, em Mãe do Rio. Ele terá a mesma pauta de discussões, mas com algumas diferenças, pois a região conta com uma dinâmica agraria diferente das demais.

(FAMEP
 

Comentários