TURISMO | A região turística Marajó foi apresentada como opção no novo roteiro turístico para o Estado


A praia Grande, em Salvaterra, na Ilha do Marajó, é um dos destinos que compõem o novo roteiro. Foto: Ag. Pará/Cristino Martins

Belém, Marajó e Tapajós são as regiões turísticas principais apresentadas como opção de novo roteiro turístico para quem pode aproveitar oito dias e sete noites no Pará. A apresentação, às agências de viagens, guias de turismo e outros membros do trade paraense foi feita na manhã da quarta-feira (3), no hotel Regente, pelo secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.


O roteiro, elaborado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Setur, com apoio da empresa de consultoria Chias Marketing, propõe às agências de turismo comercializar pacotes que ampliem a permanência do turista no Pará, apresentando os inúmeros produtos disponíveis nas regiões turísticas de Belém (capital, distritos e ilhas), Marájó (Soure e Salvaterra) e Tapajós (Santarém e Alter-do-Chão).

“O roteiro aprimora a oferta de produtos e serviços que as agências de turismo já estão ofertando e amplia as possibilidades dessa oferta”, disse a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) no Pará, Rose Larrat. Ela elogiou o resultado do primeiro ano de execução do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), após balanço feito por Adenauer Góes.

O titular da Setur anunciou que o pacto entre iniciativa privada, governo e sociedade civil organizada, firmado em 2011, quando houve a criação da Setur, se mantém e vem dando bons resultados ao Estado. “Teremos em breve novos produtos para anunciar, fruto do envolvimento de todos e dessa parceria”, adiantou Rose.

Anete Ferreira, consultora da Chias Marketing, empresa contratada para dar consultoria ao governo do Estado, explicou que o Plano Ver-o-Pará resultou de pesquisas junto a diversos segmentos do turismo paraense, dos agentes nacionais e internacionais que comercializam o produto Pará e também das operadoras de turismo. O roteiro, sugerido à agências, resulta também desse planejamento, que vem com a proposta de contribuir para que o Estado seja o destino líder da Amazônia até 2020.

Na ocasião, a diretora de Produtos Turísticos da Setur, Conceição Silva da Silva, apresentou os titulares das gerências da secretaria responsáveis pela criação de novos produtos turísticos, fortalecimento dos que já existem na grade do Plano Ver-o-Pará, a partir das regiões turísticas de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu, onde predominam os segmentos cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.

Atrativos – O roteiro "Pará: 8 dias e 7 noites" está sendo colocado pela Paratur nas prateleiras das principais operadoras e agências de turismo do Brasil e exterior, como estratégia de vender os produtos turísticos do Estado. O carro-chefe são Belém, Marajó e Tapajós. Estação das Docas, em Belém, praia do Amor, em Alter-do-Chão, e artesanato marajoara, no Marajó, são alguns desses produtos, que cada vez mais ganham a simpatia dos turistas.

O biólogo e apresentador de programa de TV Richard Rasmunsen, que participou da reunião, é um desses adeptos do turismo paraense. Ele apresentou ao governo do Estado, por meio do Instituto de Artes do pará (IAP), Paratur e Setur, entre outros parceiros, um projeto de resgate, valorização e comercialização do artesanato do Marajó, segundo ele por reconhecer "o valor histórico e cultural desse material, que só existe na Amazônia, no Pará".

“O governo do Estado vem cumprindo sua missão de, com políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento social e econômico do Estado, fortalecer o turismo como atividade econômica capaz de impulsionar a geração de emprego e renda”, afirmou Adenauer Góes, que avaliou positivamente o resultado do primeiro ano do Plano Ver-o-Pará e da Setur, que fortalecem a missão de promoção e divulgação que já vêm sendo feitas pela Paratur.

(Agência Pará) 

Comentários