TRANSPORTE | Travessia Belém/Marajó terá mais uma embarcação ainda neste semestre

O "ferry boat", que transportará pessoas e veículos para o Marajó, já está sendo adaptado para começar a operar até o final deste semestre. Foto: ASCOM/ARCON
 
Uma nova embarcação vai começar a operar, até o final deste semestre, na travessia entre Belém e o Arquipélago do Marajó, via portos de Icoaraci e Camará. Será um "ferry boat" com capacidade para cerca de 80 veículos, quase o triplo de uma das balsas que operam atualmente. Na quinta-feira (11), Antônio Bentes Neto, diretor geral da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon), esteve no estaleiro inspecionando a embarcação, vem sendo reformada e adaptada para fazer o trajeto.

 
Além do transporte de veículos, a balsa terá capacidade para 140 passageiros. "Com a nova embarcação queremos diminuir as filas e garantir a tranquilidade aos passageiros que procuram o Marajó", informou Antônio Neto.

Até o final do ano passado era realizada apenas uma viagem, ida e volta, na travessia Belém/Camará. Em janeiro, por iniciativa da Arcon, mais uma balsa começou a operar, com viagens no sistema “bate e volta”, três vezes por semana. Com o "ferry boat", a meta da Agência é assegurar pelo menos duas viagens diárias de ida e volta ao Marajó.

O "ferry boat" é uma embarcação destinada ao transporte, principalmente de pessoas, mas também de veículos e cargas. A maioria opera de forma regular em serviços frequentes de balsas, que fazem parte dos sistemas de transporte público de cidades ribeirinhas e de muitas ilhas, permitindo o tráfego direto para o interior do Estado.

De acordo com Jairo Monteiro, gerente de Operações Portuárias da Henvil, empresa responsável pela adaptação do ferry boat, os horários da travessia com a nova embarcação ainda estão sendo definidos. “Estamos programando horários para atender melhor cada grupo de veículos de carga na semana, como gêneros alimentícios e materiais de construção”, disse ele.
 
(Agência Pará)
 

Comentários