FEIRA DO LIVRO | O Movimento Marajó Forte propôs à SECULT a realização do Salão do Livro do Marajó


O Movimento Marajó Forte (MMF) esteve participando da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro realizada no período de 26/04 a 05/05, no Hangar Centro de Convenções Amazônia, em Belém. A participação do MMF teve início com uma entrevista no estúdio da Rádio Web da SEDUC montado na feira e, sob coordenação do Professor Antônio Jorge. O convite para a entrevista partiu de uma iniciativa do estudante Wellington Ricardo Albuquerque de Lima, aluno da E.E.E.F.M.Doutor Freitas, que convidou os escritores da Caravana Cultural da Amazônia, representado pelo Jornalista e Escritor Luiz Alho e,  a Coordenação do MMF, representada por Ricardo Fialho  para uma entrevista sobre os trabalhos desenvolvidos na Caravana e, na Campanha Pró-Criação da Universidade Federal do Marajó respectivamente.

Luiz Alho (Coordenador da Caravana), Ricardo Fialho (MMF) e o Dilmar Cunha (Escritor).

Ainda durante a Feira, o MMF aproveitou para estreitar o contato com alguns escritores paraenses, que compõem a Caravana Cultural da Amazônia, coordenada pelo Jornalista e Escritor Luiz Alho, que reúne mais de 15 escritores paraenses. O objetivo do contato foi apresentar a coordenação da Caravana e o trabalho desenvolvido em suas programações, para alguns Secretários Municipais de Cultura no Marajó. E, quem esteve visitando a Feira do Livro e estabeleceu contato com os coordenadores da caravana e do MMF foi a Secretária Municipal de Cultura de Curralinho, Profa. Guida Tavares, que se interessou pelo projeto e pelas atividades desenvolvidas durante a caravana. A secretária se comprometeu em levar o projeto ao conhecimento do prefeito de Curralinho. A Caravana Cultural da Amazônia esteve representada ainda pelos Escritores Dilmar Cunha, Luiz Peixoto, o Jabutigão e, Juraci Siqueira, o Boto.

Escritores Paraenses, Representates da Secult, Secretária Municipal de Cultura de Curralinho e Coordenação do MMF.

O MMF também aproveitou a Feira para propor à Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), por meio de ofício encaminhado ao Secretário de Cultura do Estado, Sr. Paulo Chaves a criação e a realização do SALÃO DO LIVRO DO MARAJÓ. O Salão se propõe a disponibilizar à população acesso a livros, palestras, teatro, danças e música, além da divulgação das obras de autores regionais. O documento foi entregue à Diretora de Cultura do Estado, Sra. Ana Catarina e à Coordenadora da Feira Pan-Amazônica do Livro, Sra. Andressa Malcher, na ocasião foram apresentadas as justificativas para a realização do Salão do Livro, como forma de valorizar a região, leitores e escritores marajoaras. Para os escritores paraenses, presentes no ato, esta demanda "é uma luta que está apenas começando". Na oportunidade foram entregues às atuantes Ana Catarina e Andressa Malcher as camisas do Movimento Marajó Forte alusivas à Campanha Pró-criação da Universidade Federal do Marajó, que quando concretizada contribuirá para a promoção do desenvolvimento educacional e cultural dos dezesseis municípios que compõem a Mesorregião do Marajó.

Finalizamos ressaltando uma fala do Coordenador da Caravana Cultural da Amazônia "Quem produz literatura na Amazônia está sempre por aí... Levando cultura e enchendo o "paneiro" de experiências, trocando conhecimento, ensinando e aprendendo, sempre uma nova lição..." (Luiz Alho).

Escritores Paraenses Dilmar Cunha, Luiz Alho e Juraci Siqueira que integram a Caravana Cultural da Amazônia. Foto: Luiz Alho.

Nós do MMF agradecemos imensamente aos alunos da  E.E.E.F.M.Doutor Freitas, aos Escritores Paraenses e à SECULT pelo apoio e atenção dispensada a estas duas e importantes demandas da nossa gente marajoara!!!

Forte Abraço & Saudações Marajoaras!!!

Comentários