PORTEL NA LUTA | Os Portelenses disseram sim a criação da Universidade Federal do Marajó


Vista parcial da Plenária.

A Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Portel realizaram no último sábado (25/05), no plenário da Câmara, a Audiência Pública & Mutirão de Coleta de Assinaturas Pró-Criação da Universidade Federal do Marajó, em apoio à campanha que está sendo conduzida pelos voluntariados do Movimento Marajó Forte (MMF) e do Grupo em Defesa do Marajó (GDM).



O evento foi aberto pelo Exmo. Sr. Prefeito de Portel, Paulo Ferreira e, estiveram compondo a mesa de abertura o Secretário Municipal de Educação, Sr. Paulo Sérgio, a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Sra. Renilda Machado, Secretário Municipal de Desenvolvimento, Sr. Heron Macedo, Representante dos Estudantes, Sr. Sandro Moreira e, o Coordenador do Movimento Marajó Forte, Sr. Ricardo Fialho

Paulo Ferreira - Prefeito de Portel

O Prefeito, em seu discurso, ratificou o seu apoio a esta importante demanda e à campanha, relembrando algumas de suas intervenções, enquanto professor, gestor municipal e vice-presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), em fóruns nacionais e estaduais em que apresentou e defendeu a implantação de uma universidade pública para atender a região do Marajó. E, lembrou também que, constantemente vem apresentando as demandas do município aos Governos Federal e Estadual, como forma de buscar recursos para viabilizá-las. E, dentre as demandas que já foram apresentadas, o ensino superior público na sede do município já foi apresentado ao Governo do Estado para a implantação de um campus da Universidade do Estado do Pará em Portel.  E, finalizou seu discurso defendendo um campus da futura universidade em Portel. E, que a sede da Universidade Federal do Marajó seja construída no município.


Renilda Machado - Secretária Municipal de Meio Ambiente. Foto: Flávio Costa
Heron Macedo - Secretário Municipal de Desenvolvimento.
Paulo Sérgio - Secretário Municipal de Educação

Os secretários municipais foram unânimes, em seus discursos, em reconhecer a importância da educação para o desenvolvimento do município. E, em defender a criação de uma universidade pública que venha a atender a demanda dos estudantes concluintes do ensino médio no município. O Secretário Municipal de Educação ressaltou que a Universidade Federal do Marajó é um anseio antigo e, que a demanda já vem sendo discutida há alguns anos pela sociedade portelense. E, citou uma iniciativa da sociedade portelense que demandou a instalação de um campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em Portel. E, que apesar da UFRA ter assumido o compromisso de implantar o campus, até hoje a promessa não foi cumprida. Finalizou sua fala enfatizando o quanto é importante, mais uma vez, que a sociedade portelense esteja unida e apoiando todas as etapas do processo de criação da Universidade Federal do Marajó. 

Sandro Moreira - Representante dos Estudantes do Ensino Médio

O representante dos estudantes, defendeu em seu discurso a criação da universidade e, justificou apresentando a situação frustante que é vivenciada por milhares de estudantes marajoaras que ao concluirem o ensino médio e, que por falta de recursos financeiros não conseguem cursar o ensino superior, mesmo tendo sido aprovado em uma universidade ou faculdade no município vizinho. O estudante falou também de outra frustação que o estudante marajoara passa quando da escolha de uma profissão, pois grande parte dos cursos ofertados na região são licenciaturas. E, que nem sempre são os cursos desejados ou sonhados pelos estudantes, que querem cursar outros cursos como Engenharia, Direito, dentre outros.

Ricardo Fialho - Coordenador do Movimento Marajó Forte.

O Coordenador do MMF apresentou dados do censo escolar (2012) referentes matrícula no Marajó, dados do Ensino Superior referentes as vagas ofertadas pela UEPA e UFPa na região. E, falou das iniciativas que tramitam no Governo Federal (Plano Marajó), no Congresso Nacional (Senado/Câmara Federal) e, na Assembléia Legislativa do Estado do Pará relacionadas à criação da Universidade Federal do Marajó. Também foram apresentados os apoiadores e as ações que vem sendo realizadas pelos voluntariados do MMF e GDM, que visam basicamente a mobilização da sociedade marajoara em torno da demanda. Ricardo Fialho ao término agradeceu em nome dos voluntários do Movimento Marajó Forte (MMF) e do Grupo em Defesa do Marajó (GDM) à Prefeitura Municipal de Portel, Exmo. Sr. Paulo Ferreira e à Câmara Municipal de Portel-Pa, Ver. Ângelo Júnior, pela realização da Audiência Pública e Mutirão de Coleta de Assinaturas. E, após a audiência concedeu entrevista às emissoras locais reforçando os dados apresentados e, convidando a sociedade portelense a se engajar na campanha pela criação da universidade por meio da coleta de assinaturas para a petição pública.


A luta pela criação da UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARAJÓ se fortalece a cada audiência e mutirão de coleta de assinaturas e, avança com o apoio de diversos setores e atores da sociedade marajoara!!! 




O Movimento Marajó Forte agradece à Sociedade Portelense pelo apoio manifestado a esta importante demanda da nossa gente marajoara!!!  
Simbora adiante sumano@s!!! O Marajó está se UNINDO, dizendo SIM e LUTANDO para que esta demanda seja concretizada!!! 


Forte Abraço & Saudações Marajoaras a todo o Povo Portelense!!!

Comentários