FAMEP | Intermediará junto ao MEC criação da Universidade Federal do Marajó

Xarão Leão (Prefeito de Breves), Helde Barbalho (Presidente FAMEP), Marluth Fialho  e Sidney Gouveia (MMF).


No último dia 24/06 o Presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Helder Barbalho, recebeu em seu gabinete a Coordenação do Movimento Marajó Forte, representada por Marluth Fialho e Sidney Gouveia, para tratar sobre a demanda Universidade Federal do Marajó. A reunião foi intermediada pelo Prefeito de Breves, Exmo. Sr. Xarão Leão, que se comprometeu durante a última reunião de prefeitos marajoaras realizada na AMAM a apoiar o MMF em suas ações junto a diversos setores da sociedade paraense.

No encontro, como de praxe, a Coordenadora do MMF, Marluth Fialho, explanou todo o processo, em curso, concernente a criação da Universidade Federal do Marajó. Apresentou dados relativos ao ensino (fundamental, médio, técnico e superior) na região, que dão subsídios à demanda. A coordenadora do MMF, finalizou sua explanação, reforçando o apoio manifestado pela AMAM, em sua primeira reunião de prefeitos, realizada no último dia 21/06, onde foi sinalizada a necessidade de se buscar o apoio da FAMEP, de modo que esta demanda se torne uma das pautas de reivindicações dos municípios marajoaras durante a Marcha dos Prefeitos, a ser realizada nos dias 08 e 09/07, em Brasília (DF). 

Leia abaixo íntegra da notícia publicada no Jornal Diário do Pará (A10 - Pará), em 25/06/2013



O Movimento Marajó Forte, criado por moradores do arquipélago em 2011, é conhecido pelas lutas em defesa do povo marajoara dos 16 municípios e da defesa de ações relacionadas ao desenvolvimento social e econômico do Marajó. Representantes do movimento foram recebidos na tarde de ontem (24) pelo presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Helder Barbalho. Na audiência, intermediada pelo prefeito de Breves, Xarão Leão, teve como pleito a intermediação da Famep junto ao governo federal para a implantação do ensino superior no Marajó.

De acordo com Helder, a Famep se comprometeu a enviar, nos próximos dias, um ofício ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e outro ao senador Jader Barbalho, a pedido do movimento, para que o senador atenda e represente o movimento em outros pleitos. 

Ao ministro Mercadante será pedida audiência com a Famep e o Movimento Marajó Forte, para tratar da implantação da Universidade Federal do Marajó. “É importantíssimo que o Marajó tenha sua universidade. Essa solicitação sempre esteve na pauta de discussões da Famep junto ao governo federal. Durante os Seminários Regionais para o Desenvolvimento Integrado, realizado pela Famep, em 2011, fizemos essa solicitação, que foi entregue aos governos federal e estadual, onde incluímos a Uepa”, afirmou Helder Barbalho.

Na sexta-feira, 21, o movimento foi recebido pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy, quando foram apresentados os números da oferta de cursos para a região. Segundo Sidney Gouveia, membro do movimento, são poucos os municípios que possuem cursos superiores. “Dos 16 municípios do Marajó, somente Breves, Soure e Salvaterra dispõem deste serviço. No total, são 360 vagas por ano, divididas entre Uepa e UFPA, para atender uma demanda de 487 mil habitantes”. 

Durante essa audiência, o reitor da UFPA se comprometeu a elaborar um projeto da criação da Universidade Federal do Marajó até agosto de 2013 e reunir em uma audiência os 16 prefeitos do Marajó. “Os encontros entre o reitor da UFPA e a Famep buscam o mesmo objetivo: somar forças para realizar este antigo sonho do povo marajoara. O ideal é que mais cursos sejam ofertados e com isso se amplie esse leque de oportunidades”, disse Helder Barbalho. O presidente da Famep disse que em maio pediu às ministras Miriam Belchior e Ideli Salvatti que levassem ao ministro da Educação o pedido para a criação da Universidade do Marajó e que tratassem o Marajó de forma diferenciada.

(Diário do Pará)

Comentários