REUNIÃO SEMEDs | Movimento Marajó Forte reuniu-se com as Secretarias Municipais de Educação de Breves, Melgaço e Bagre


O Movimento Marajó Forte (MMF) reuniu-se em Breves no dia 18/07 com os Secretários Municipais de Educação de Breves, Sr. Reginaldo Farias, de Bagre, Sr. Edvan Pessoa e, com representantes das SEMEDs de Curralinho, Sr. Josiel Campos e, de Melgaço, Sr. Adailson Leão e Sra. Jane Castor.

A pauta da reunião foi a realização das audiências públicas da CAMPANHA PRÓ-CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARAJÓ nos municípios de Bagre, Breves e Melgaço. E, a mobilização da comunidade estudantil nesses municípios para participarem de uma Sessão Especial na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). 


Os coordenadores do MMF, Ricardo e Marluth Fialho, apresentaram o andamento da campanha pontuando todas as ações, proposições e apoios recebidos desde o início da campanha até aquela data. E, finalizaram a apresentação propondo às SEMEDs a realização das audiências públicas para coleta de assinaturas e, apoio para a mobilização da comunidade estudantil para a Sessão Especial na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), que irá debater a criação da universidade, requerida pelos deputados estaduais Márcio Miranda (Presidente da ALEPA) e Carlos Bordalo (PT), que aguarda agenda para ser realizada. 

Reginaldo Farias (SEMED/Breves).

O Secretário Reginaldo Farias (SEMED/Breves), foi o primeiro a falar sobre a campanha, informando que o Prefeito Xarão Leão já havia manifestado apoio ao MMF e a campanha. E, que a SEMED havia recebido a incumbência de realizar esta reunião para articular com o MMF as ações necessárias para divulgar a campanha e coletar assinaturas para a petição pública por meio da realização de uma audiência pública no município. Reginaldo, também ressaltou que o Campus da UFPA, em Breves e, a expansão da oferta de vagas no ensino superior no município foi fruto de um processo iniciado há quase 20 anos. E, que o aumento da demanda, a cada processo seletivo, demonstra que a criação da Universidade Federal do Marajó se faz necessária, para que mais jovens concluintes do ensino médio possam ter acesso ao ensino superior público e de qualidade. E, finalizou sua fala informando que a Prefeitura Municipal de Breves estará realizando a sua audiência pública no dia 21/09 em local a ser definido. E, que o município se fará representar na sessão especial na ALEPA. 

Edvan Pessoa (SEMED/Bagre).

O Secretário Edvan Pessoa (SEMED/Bagre) iniciou sua fala ressaltando que vem acompanhando o andamento da campanha, por meio das redes sociais e, que o município de Bagre aguardava por uma data no calendário de eventos do município para a realização da audiência pública. E, enfatizou que o município de Bagre apóia a campanha, por entender que os investimentos na educação nos municípios marajoaras não pode se restringir apenas ao ensino fundamental e médio. Pois, a culminância de todo o processo educacional deveria ser o ingresso dos estudantes marajoaras no ensino superior e, preferencialmente em uma universidade pública. E, assumiu o compromisso de realizar a audiência pública, em Bagre, no dia 21/09. E que uma comitiva de Bagre também estará presente à sessão especial na ALEPA.

Adailson Leão (Representante SEMED/Melgaço)

Os representantes da SEMED de Melgaço, justificaram a ausência do Secretário Onilson Carvalho e, reforçaram o apoio já manifestado pelo Prefeito Adiel Moura, quando da realização do primeiro mutirão de coleta de assinaturas da campanha no município. E, que a realização da Audiência Pública seria a culminância do processo de mobilização da sociedade local, iniciado com o mutirão e, também para a escolha de representantes para participarem da sessão especial na ALEPA.

Ricardo Fialho ( Coordenador do MMF).

Josiel Campos (Coordenador do MMF/Curralinho)

Ao término do evento os representantes do MMF concederam entrevista à emissora de TV local, reforçando o apoio e compromissos assumidos na reunião.

O Movimento Marajó Forte agradece às SEMEDs pela atenção, apoio e pelos compromissos assumidos com a campanha.

Forte Abraço & Saudações Marajoara!!!

Comentários