BREVES | Convida para o Encontro Regional "Nós podemos Marajó! Unidos pelos Objetivos do Milênio"


O Governo Federal por meio da Secretaria Geral da Presidência da República, o Ministério do Planejamento, orçamento e Gestão (MPOG), o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM) e a Prefeitura Municipal de Breves têm a honra em convidar para o Encontro Regional "Nós Podemos marajó! Unidos pelos Objetivos do Milênio" que ocorrerá nos dias 22 e 23de agosto de 2013 no município de Breves, com a finalidade de incentivar a municipalização dos Objetivos do Milênio e apresentar as Políticas Públicas Federais destinadas ao alcance das metas.


Clique na imagem abaixo para ver a Programação:



OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODM)

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos no ano 2000, pela Organização das Nações Unidas 9ONU), para dar resposta aos grandes problemas da humanidade questionados por meio de Conferências internacionais realizadas na década de 90. Nessas conferências foram debatidas as preocupações da época sobre meio ambiente, gênero, desrespeito aos direitos humanos e desenvolvimento social.

A partir desses debates, a ONU criou metas com a finalidade de reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das pessoas. A proposta foi endossada por líderes de todas as nações filiadas à ONU por meio de grande pacto civilizatório, a Declaração do Milênio, que propôs um esforço coletivo pela equidade e justiça social.

Foram definidos oito objetivos, integrados por um conjunto de metas e indicadores, que os países têm de cumprir até 2015:


1 - ACABAR COM A FOME E A MISÉRIA
 
Este objetivo propõe a erradicação da extrema pobreza e da fome.
 
Para tal, os desafios são: reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população que vive abaixo da linha da pobreza e a proporção da população que sofre com a fome. Trabalhar nessas metas exige programas de geração de renda, redução da elevada desigualdade entre ricos e pobres e direito à alimentação saudável para todos.
    METAS:
  • Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população com renda abaixo da linha da pobreza.
  • Reduzir pela metade, até 2015 a proporção da população que sofre de fome.

2 - EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS
 
Garantir que todas as crianças, de ambos os sexos, de todas as regiões do País, independentemente da cor, raça e sexo, terminem o ensino fundamental.
 
Aqui, o esforço é pela melhoria da qualidade do ensino e pela ampliação do número de anos de estudo.
    META:
  • Garantir que, até 2015, todas as crianças, terminem o ensino fundamental.

3 - IGUALDADE ENTRE SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHER
 
Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, eliminando as disparidades em todos os níveis de ensino.
 
 Aqui, trata-se também de combater o preconceito, ampliar as chances das mulheres no mercado de trabalho, com melhores empregos, salário igual ao dos homens para iguais funções e maior participação feminina na política.
    META:
  • Eliminar a disparidade entre os sexos no ensino fundamental e médio até 2005.

4 - REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL
 
Reduzir em 2/3 a mortalidade de crianças menores de 5 anos de idade.
 
O caminho para reduzir esse número dependerá de muitos e variados meios, recursos, políticas e programas, dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades.
    META:
  • Reduzir em dois terços, até 2015, a mortalidade materna de crianças menores de 5 anos.

5 - MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES
 
Reduzir em ¾ a taxa de mortalidade materna.
 
Este Objetivo só será alcançado com a promoção integral da saúde das mulheres em idade reprodutiva. A presença de pessoal qualificado na hora do parto será o reflexo do desenvolvimento de sistemas integrados de saúde pública.
    META:
  • Reduzir em três quartos, até 2015, a taxa de mortalidade materna.

6 - COMBATER A AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS
 
Combater o HIV/Aids, malária e outras doenças, detendo sua propagação e começando a inverter a tendência atual.
 
Para tal, dependerá fundamentalmente do acesso da população à informação e aos meios de prevenção e de tratamento, sem descuidar da criação de condições ambientais e nutritivas que estanquem os ciclos de reprodução dessas doenças.
    METAS:
  • Até 2015, ter detido e começado a reverter a propagação do HIV/AIDS.
  • Até 2015, ter detido e começado a reverter a propagação da malária e de outras doenças.

7 - QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
 
Garantir a sustentabilidade ambiental.
 
Este objetivo tem importantes desafios a serem superados: a integração dos princípios da sustentabilidade às políticas nacionais; o acesso à água potável e esgotamento sanitário; e a melhoria dos assentamentos precários.
    METAS:
  • Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais até 2015.
  • Reduzir à metade, até 2015, a proporção da população sem acesso sustentável à água potável segura.
  • Até 2020, ter alcançado uma melhora significativa nas vidas de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados.

8 - TODO MUNDO TRABALHANDO PELO DESENVOLVIMENTO
 
Estabelecer uma parceria para o desenvolvimento.
 
Este objetivo tem a ver com você, diretamente. É um convite para oferecer suas capacidades e conhecimentos em algum projeto para a melhoria da qualidade de vida de sua cidade. Procure inspiração em projetos bem sucedidos nos links indicados neste Portal.
    METAS:
  • Em cooperação com os paises em desenvolvimento, formular e executar estratégias que permitam trabalho digno e produtivo aos jovens.
  • Em cooperação com o setor privado, tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, especialmente nos setores de informação e comunicação.
Divulgue, Participe!!! Venha unir forças pelos Objetivos do Milênio!!!

(Prefeitura Municipal de Breves/Portal ODM)

Comentários