SESSÃO ESPECIAL | Marajó chegou a nossa hora!!! É hora da nossa União!!!


O Movimento Marajó Forte (MMF) como forma de contribuir para que a situação de baixo desenvolvimento, evidenciados pelos dados do PNUD, seja debatida pelo executivo (Federal, Estadual e Municipal), legislativo (Federal, Estadual e Municipal), órgãos fiscalizadores (CGU, MPF-PA, MPEPA, TCM) e demais atores sociais com atuação nesses municípios, apresentou no último dia 31/07/2013, dois requerimentos solicitando a realização de uma Sessão Especial para debater as causas e possíveis soluções para a melhoria dos indicadores sociais na Mesorregião do Marajó. Os requerimentos foram apresentados aos parlamentares Márcio Miranda (DEM/PA), Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) e, ao Deputado Federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), membro da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia - CINDRA.

O Deputado Estadual Eliel Faustino (PR) durante a primeira Sessão do Segundo Semestre de 2013 protocolou um requerimento de urgência para realização de uma sessão especial para tratar do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Estado do Pará. Sendo deferido o requerimento, no dia 5 de setembro. A Sessão Especial discutirá medidas possíveis para que o quadro atual de alguns municípios paraenses, com dados negativos no IDHM, possam ser melhorados.

O Deputado Zé Maria (PT), em 06 de agosto, requereu também uma sessão especial para debater o baixo Índice de Desenvolvimento Humano de municípios paraenses, apontado por recente estudo das nações unidas em relação aos dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O Deputado Márcio Miranda (DEM), Presidente da ALEPA, requereu em 08 de agosto pedido de urgência para a Sessão Especial para "Estudar e criar estratégias visando a melhoria do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano na Mesorregião do Marajó, a ser realizada no próximo dia 02 de setembro (segunda-feira), no Auditório da Assembléia Legislativa do Pará.

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou requerimento de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), em 21 de agosto, que prevê a realização de uma mesa redonda sobre os baixos IDHs (Índices de Desenvolvimento Humano, levantados pela Organização das Nações Unidas) em regiões da Amazônia. Originalmente, o pedido era restrito ao arquipélago do Marajó (PA), mas intervenções de deputados de outros estados da Amazônia fizeram com que fossem incluídos debates sobre os índices de municípios do Maranhão e Amazonas. Ficou decidido que uma primeira reunião será feita na Assembléia Legislativa do Pará, em Belém, no dia 2 de setembro. Outros dois debates se darão no Maranhão e no Amazonas, em datas a serem definidas. Haverá uma audiência final em Brasília, no plenário da comissão.

Para a sessão especial estão sendo convidados prefeitos, parlamentares da bancada paraense no Congresso Nacional, ONU/PNUD, Ministros de Estado, Governo do Estado/Secretarias de Estado, Federação das Associações dos Municípios do Pará, Associações de Municípios, Consórcio Integrado de Municípios Paraenses, Presidentes de Câmaras Municipais, Vereadores, Movimentos Sociais e sociedade em geral.

Venha debater a situação de indigência que aflige grande parcela da população dos 16 municípios do Arquipélago do Marajó. E, também propor e apontar soluções para que os nossos representantes legais e órgãos governamentais façam a sua parte, para que esse quadro de baixo desenvolvimento social e econômico em nossa região seja revertido. E, consequentemente nossa gente marajoara possa viver com mais dignidade. Pois, somos cidadãs e cidadãos brasileiros, paraenses e, merecedores de atenção as nossas demandas como quaisquer outros cidadãos brasileiros e paraenses de outras regiões.

E, em nome de milhares de Marajoaras, contamos com a sua presença para realizarmos essa Sessão Especial, que está sendo proposta por este Movimento Marajó Forte (MMF), Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.

Até lá!!!

Forte Abraço & Saudações Marajoaras!!!

Comentários