MAIS EDUCAÇÃO | IFPA recebe demanda para expansão do ensino tecnológico e superior no Marajó

Representantes do MMF - Marluth Fialho, Socorro Raiol e Ricardo Fialho, Reitor do IFPA - Élio Cordeiro, Dep. Federal Zequinha Marinho. Foto Divulgação/MMF.

O Magnífico Reitor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Prof. Dr. Élio Cordeiro, recebeu na quarta-feira (2), em audiência representantes do Movimento Marajó Forte e o Deputado Federal Zequinha Marinho (PSC) para tratar da expansão do ensino tecnológico e superior na mesorregião do Marajó, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), da Educação a Distância (EAD) - Rede e-TEC e Universidade Aberta do Brasil (UAB) e, implantação de novos Polos e Unidades de Ensino Profissionalizante (UEP) nos municípios marajoaras.

O Coordenador Geral do Movimento Marajó Forte, Ricardo Fialho, apresentou o déficit do ensino técnico-profissionalizante e superior na região, com base nos dados do último censo escolar, enfatizando que apenas 1.138 alunos estavam matriculados no ensino técnico-profissionalizante nos 16 municípios que compõem a mesorregião do Marajó. O Coordenador demandou ao Reitor do IFPA, a apresentação de uma proposta que contemple todas as possibilidades de expansão do ensino tecnológico e superior para a mesorregião do Marajó.

O Deputado Federal Zequinha Marinho (PSC) se prontificou em apresentar a proposta para a Bancada Federal Paraense para viabilizar recursos no orçamento da União.

O Reitor do IFPA se comprometeu em elaborar uma proposta e, apresentá-la no próximo dia 18/10 em uma reunião ampliada com a Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), Prefeitos, Universidade Federal do Pará e Movimento Marajó Forte as possibilidades de expansão do ensino tecnológico e superior pelo IFPA na região para atender a demanda da comunidade estudantil dos 16 municípios.

(Movimento Marajó Forte)

Comentários