MELGAÇO | Uma cidade invisível para os brasileiros


O Diário do Centro do Mundo é um portal de notícias que faz a filtragem e o resumo dos fatos mais importantes do dia nas mais diversas áreas de interesse do público – política, economia, esporte, moda, cultura etc. Fornece links para as melhores matérias que saíram na imprensa brasileira e mundial, além de publicar as análises e opiniões do seu time de jornalistas e blogueiros.

No início do mês de janeiro a equipe do DCM esteve no município de Melgaço, no Arquipélago do Marajó, para executar o seu primeiro projeto financiado pelos leitores — o chamado ‘crowdfunding’, segundo a documentarista Alice Riff, um fenômeno da mídia digital.

Em sua estada em Melgaço, Alice manteve um diário no qual contou o seu dia, mostrando alguns aspectos da realidade local. Ao retornar a São Paulo, ela produzirá um documentário sobre sua experiência numa cidade invisível para os brasileiros. 

Os Coordenadores do Movimento Marajó Forte, Ricardo e Marluth Fialho acompanharam a jornalista em uma viagem até a comunidade São Miguel Arcanjo, zona rural do município, para mostrar a realidade da educação ribeirinha e, as dificuldades enfrentadas pelos estudantes para chegarem e permanecerem nas escolas de ensino fundamental e médio do município.

 Clique nas imagens para ampliá-las.

Leia abaixo o "Diário de Melgaço"
Abaixo, o primeiro relato de Alice Riff, a documentarista recrutada pelo DCM para contar como é a vida em Melgaço, no Pará, a cidade com menor IDH do Brasil. Recentemente, Melgaço recebeu quatro médicos cubanos, o que ampliou extraordinariamente o acesso à saúde na cidade. Antes, dois médicos se revezavam na cidade — cada um deles ficava 15 dias — e era isso tudo com que os 25 000 habitantes podiam contar para serviços de saúde.
Alice Riff continua com suas aventuras em Melgaço, no Pará, cidade que recebeu quatro cubanos do programa Mais Médicos. A série de reportagens é resultado do primeiro projeto de crowdfunding do DCM. Foi totalmente financiada por nossos leitores. Alice está acompanhada de…
Na terceira etapa de seu Diário de Melgaço, a documentarista Alice Riff relata uma visita a um senhor de 68 anos feita pelas duas médicas cubanas que chegaram recentemente à cidade. Como eles se comunicam? Alice viu e responde. Choveu a noite toda. Acordamos cedinho para…
O povo de Melgaço tem sido muito hospitaleiro com a gente. Ontem, Márcio Moraes, o “Perema”, Marluti Fialho e Ricardo Fialho organizaram uma lancha que nos levou para uma escola municipal na comunidade ribeirinha de São Miguel. É uma escola modelo, no que diz respeito…
Hoje fomos gravar no hospital de Melgaço. O médico Elton Farias da Silva, 26 anos, conversou com a gente. Elton é recém formado em medicina, e trabalha em Melgaço 12 dias seguidos por mês. Recebe da prefeitura entre 10 e 15 mil reais por esse período em que fica no hospital.…
Ficamos hospedados no Hotel Cidade, que fica situado na rua mais movimentada de Melgaço. É o segundo andar do Supermercado Cidade, que é o maior mercado daqui, com bastantes opções de produtos. O hotel é ótimo. Limpo, com ar condicionado e frigobar nos quartos. Tudo funcionando…

Despedida de Melgaço: a parte final do Diário
Nossos últimos dias em Melgaço foram um pouco prejudicados por uma diarréia forte em toda a equipe. Primeiro foi o Thiago Carvalhaes, nosso camêra, que ficou mal, passou dois dias de cama, vomitando e com diarréia. Depois foi o Thiago de Luccia, mesmos sintomas. Aí eu que comecei…

Comentários