MEC | A LUTA POR MAIS EDUCAÇÃO PARA A MESORREGIÃO DO MARAJÓ SEGUE ADIANTE




Na última sexta-feira (27/02) durante a visita do Ministro da Educação, Cid Gomes (PROS), ao Instituto Federal do Pará (IFPA), o Movimento Marajó Forte (MMF) por meio da sua Coordenação Geral (Ricardo Fialho e Marluth Fialho) fez a entrega de documentos relativos à CAMPANHA PRÓ-CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARAJÓ (UnM) ao ministro.



O Magnífico Reitor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Prof. Dr. Élio Cordeiro, concedeu um tempo, após as apresentações do seu Corpo Técnico e dos representantes dos discentes do instituto, para que o Movimento Marajó Forte apresentasse a demanda da expansão do ensino tecnológico e superior na mesorregião do Marajó ao ministro e sua comitiva.


 
O coordenador do MMF, Ricardo Fialho, iniciou a sua fala com um resumo dos indicadores sociais e de desenvolvimento na mesorregião do Marajó, chamando a atenção do ministro para os baixos Indicadores Sociais de Desenvolvimento Humano (IDH) apresentados pelos municípios que compõem a Mesorregião do Marajó. Ressaltou também, os indicadores do ensino fundamental e médio aferidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na região, que demonstram que a educação nos municípios marajoaras não vai nada bem, pois há municípios que não tem conseguido alcançar a meta (nota) estabelecida pelo MEC, cujo objetivo é medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino.


E, com base nesses indicadores o coordenador do Movimento Marajó Forte, apresentou a luta por mais educação na mesorregião do Marajó, região esta que demanda por melhorias, mais investimentos e principalmente pela ampliação da oferta de vagas no ensino médio (principalmente na zona rural), técnico-profissionalizante e superior nas três microrregiões (Arari, Furo de Breves e Portel).



O Coordenador do Movimento também fez um retrospecto das ações já realizadas no âmbito da Campanha Pró-Criação da Universidade Federal do Marajó, junto à UFPA, IFPA, Assembléia Legislativa, Câmara Federal, MEC e Presidência da República. E, entregou o a demanda por meio de cópia de documentos e do caderno de ações da campanha.


E, finalizou agradecendo o espaço dado pelo IFPA para a apresentação de tão importantes demandas da gente marajoara ao Ministro da Educação, gente esta que vive em uma região carente de investimentos públicos e, esquecida pelos poderes públicos e pelos sucessivos governos estadual e federal, a quem caberia o dever de alocar recursos e direcionar investimentos para as melhorias da condição de vida em uma das regiões mais pobres do Brasil.



Ao término e após analisar brevemente os dados e documentos recebidos, o Ministro Cid Gomes se dirigiu ao Coordenador do Movimento Marajó Forte informando que já havia tomado conhecimento da situação em que se encontra a educação no Marajó, durante a visita às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) visitadas, tendo inclusive sido apresentado pelo IFPA, a demanda para implantação de novo Campus do Instituto no Marajó. Solicitou também ao Movimento e as IFES que levantassem um balanço da demanda e oferta de vagas nas IFES com campi na região, para melhor análise da demanda e, principalmente para a escolha da microrregião e/ou município com maior demanda por ampliação da oferta de vagas no ensino técnico-profissionalizante e/ou superior.




O Movimento Marajó Forte, ao término da audiência, também iniciou o diálogo com o Deputado Federal Beto Salame e com o Deputado Estadual Soldado Tércio, ambos do PROS, por meio do Presidente do Partido no Estado, Prefeito João Salame, os deputados colocaram os seus mandatos à disposição dessa luta, em seus respectivos planos de atuação.




Sumano@s, a demanda por mais educação na Mesorregião do Marajó foi entregue ao atual Ministro da Educação que tem o dever de analisá-la e poder de encaminhá-la para apreciação da Presidenta Dilma Roussef. 

Continuaremos firmes na luta e, no propósito de tornar realidade esse sonho de milhares de Jovens Marajoaras que ainda não tiveram a oportunidade de ingressar no ensino técnico-profissionalizante ou superior em nossa região. 



Simbora adiante sumano@s!!!



Esta luta não será em vão!!!



Forte Abraço & Saudações Marajoaras!!!

Comentários