CONSEGI 2012 | V Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico





O V Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2012 terá uma grande inovação este ano. Pela primeira vez, o evento acontece fora de Brasília. Em 2012, o Consegi será realizado em Belém, de 3 a 7 de dezembro, juntamente com o Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão Aplicadas a Serviços Públicos (ConSerpro). A união desses dois eventos formam a Semana de Tecnologia do Pará.

O evento é promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro. O Consegi já se consagrou como um importante espaço para promover a troca de experiências e informações entre governo, sociedade civil organizada e representantes de países parceiros.

O tema principal em 2012 será Mobilidade. Esse ano, o evento trará especialistas do mundo inteiro para discutir os avanços dessa tendência, o mercado ao redor dela e as oportunidades para aplicação das soluções de governo destinadas a dispositivos móveis, consolidando o Estado como integrante da evolução tecnológica do país.

Eixos Temáticos:

- Mobilidade Digital

O uso de aplicativos e aparelhos móveis, como smartphones e tablets, é crescente no mundo. Muitos dos aplicativos são gratuitos ou software livre, permitindo que a própria comunidade evolua e disponibilize cada vez mais serviços para estes aparelhos. Este é o caso, por exemplo de alguns aplicativos desenvolvidos para Android. A diversidade de serviços abrange áreas como bancária, saúde, turismo, comércio, etc. A mobilidade digital é muito interessante para soluções de governo, pois ela é uma oportunidade de levar serviços públicos a um número maior de cidadãos, além de apresentar estes serviços de uma forma mais adequada e conveniente para a população.

Pesquisas mostram que, cada vez mais, os brasileiros têm acesso à internet graças aos aparelhos portáteis. O uso de computação móvel pode explorar a possibilidade de acessar os sistemas a partir de qualquer lugar, com o uso integrado de recursos como: GPS, câmera e acesso à rede sem fio. Assim, é possível pensar em aplicativos que ofereçam agendamento de consultas médicas ou mapas de linhas de ônibus próximas ao local que o usuário está. Um exemplo de aplicativo desenvolvido para os brasileiros é a consulta à restituição de imposto de renda disponibilizado pela Receita Federal do Brasil.

- Comunicação pós PC - Redes do futuro;
- Defesa Cibernética;
- Informática e Sociedade;
- Aplicações de Governo Eletrônico;
- Novas Tecnologias de TI.
O Movimento Marajó Forte (MMF) estará participando da Mesa de Debates "Blogosfera e Ativismo Digital na Amazônia" no âmbito do CONSEGI 2012, no dia 06/12.
- Grade de Palestras
- Oficinas e Tutoriais
- Palestrantes

- Inscrições Gratuitas

Hangar do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Avenida Dr. Freitas, S/N - Marco - Belém - PA

Comentários