LENDAS MARAJOARAS | Inspiram criação de jóias no Polo Joalheiro Espaço São José Liberto


O público aprovou o desfile de joias que o Espaço São José Liberto promoveu na noite de sexta-feira (14), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, durante a Feira do Empreendedor, que terminou no sábado (15), promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Quinze modelos mostraram 25 joias inspiradas em ícones da cultura paraense, como a religiosidade, a natureza, a culinária e as lendas marajoaras. As peças dos designers e microempresários ligados ao Polo Joalheiro foram criadas em ouro e prata contendo gemas minerais e vegetais.

As peças chamavam a atenção também pelo uso de gemas orgânicas, como sementes, chifre de búfalo e fibras, matéria-prima sustentável usada pelos profissionais do Polo Joalheiro. Segundo a organizadora do desfile, Felícia Assmar, as modelos tiveram uma preparação peculiar para o evento.

A gestora de Projeto Setorial Indústria Região Metropolitana e Marajó do Sebrae, Ana Lúcia Santos, explicou que o desfile é resultado de uma parceria que começou em 2007, foi ampliado e passou a abranger outros segmentos, como acessórios de moda e manualidades.

“A parceria do Sebrae com o Polo Joalheiro do Pará vai se fortalecendo a cada ano. Enquanto o Polo trabalha a capacidade técnica dos designers, ourives, lapidários, produtores e demais profissionais, com workshops de geração de produtos, promoção e acompanhamento a eventos, eu trabalho o empreendimento e a gestão de negócios”, frisou.

Para a diretora do Espaço São José Liberto, Rosa Helena Neves, a participação do Polo Joalheiro na feira é um bom exemplo de como o funcionamento integrado de ações nas áreas de cultura, turismo, design, artesanato, joalheria, capacitação profissional e comercialização, presentes no São José Liberto, asseguram a dinâmica de funcionamento dos elos da economia criativa.



Comentários