TURU | Molusco típico da Ilha de Marajó será utilizado como ingrediente pelo chef Alex Atala

O projeto Visita Gourmet chega à última edição do ano levando para Belém do Pará o chef Alex Atala, do D.O.M., restaurante paulistano que ocupa o quarto lugar no ranking The World´s 50 Best, da revista inglesa Restaurant. A oitava edição do evento acontecerá no Remanso do Bosque no dia 8 de dezembro e terá no cardápio pratos criados por Atala para o jantar de 11 etapas na casa dos chefs Thiago e Felipe Castanho.

Atala vai utilizar ingredientes típicos da cozinha paraense, como o turu, molusco típico da Ilha de Marajó, extraído do tronco de árvores do mangue, que será servido com bacalhau, e o feijão manteiguinha, que não produz caldo, acompanhado de coração de búfalo.

Visita Gourmet - Lançado em dezembro de 2011, com o objetivo de apresentar ao publico paraense a pluralidade de chefs e ingredientes de outros Estados e também de fora do Brasil, o Visita Gourmet já contou com a participação dos chefs Roberta Sudbrack, Rodrigo Oliveira, Thomas Troisgros, Raphael Despirite, Shin Koike, Vítor Sobral e Alberto Landgraf.


Alex Atala

Milad Alexandre Mack Atala, mais conhecido como Alex Atala, nasceu em São Paulo, em junho de 1968. Formado no curso de gastronomia da Escola de Hotelaria de Namur, na Bélgica, começou a carreira em restaurantes na França e na Itália.

No Brasil, estreou como chef do Filomena, misto de bar e casa de shows, que mudou totalmente de perfil por conta dos pratos surpreendentes de Atala. Depois de passar por outras cozinhas como chef contratado, abriu, em 1999, duas casas: o NaMesa, um fast-food chic (que fechou um ano depois), e o D.O.M., restaurante de cozinha criativa contemporânea com forte sotaque brasileiro.

Autor de “Por uma Gastronomia Brasileira” (Bei editora, 2003), “Com Unhas, Dentes & Cuca (Editora Senac) e “Escoffianas Brasileiras” (Larrouse Brasil), o chef agora desenvolve novo livro com a mais importante editora de gastronomia do mundo, a inglesa Phaidon..

O trabalho desenvolvido durante sua carreira pela valorização dos ingredientes, cores e sabores de todo o Brasil chamou a atenção dos críticos. Atala coleciona prêmios como os de Chef do Ano e Melhor Restaurante de Cozinha Contemporânea da revista Veja São Paulo, Chef do Ano e 3 estrelas do Guia 4 Rodas, e dono do melhor restaurante de cozinha contemporânea.

A técnica e a criatividade do chef também repercutiram internacionalmente, e há seis anos o restaurante D.O.M. entrou para a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo – em 50º lugar – da Restaurant Magazine, publicação inglesa de grande prestígio. A partir de então, vem então subindo posições e atualmente ocupa o quarto lugar no ranking. 


Remanso do Bosque

Localizado lado do Bosque Rodrigues Alves, considerado um pedaço da floresta Amazônica no meio de Belém, o Remanso do Bosque foi inaugurado em dezembro de 2011. No comando da casa, os irmãos Thiago e Felipe Castanho mesclam a cozinha amazônica com técnicas modernas, destacando os ingredientes locais em uma experiência única dos sabores do Norte. O destaque aqui vai para o forno à lenha e a grelha a carvão, que acentuam os sabores de peixes regionais e outros ingredientes típicos.

Visita Gourmet no Remanso do Bosque – Alex Atala, dia 8 de dezembro (sábado), às 21h, n travessa Perebebui nº. 2350 – Esquina com a Av. Rômulo MaioranA.Marco – Belém – Pará | Telefone: (91) 3347-2829].


Comentários