MARAJÓ | Secretarias de Estado discutem construção de matadouros no interior

 
Na manhã desta quarta-feira (6) aconteceu, na sede da Secretaria Extraordinária de Articulação Municipal, uma reunião entre cinco órgãos do Governo Estadual para discutir e definir os projetos de implantação e gestão de matadouros em regiões estratégicas do Pará.

Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e Secretaria de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb) trabalham em conjunto para viabilizar a implantação de locais apropriados para o abate de carne bovina em municípios do interior do estado.

O público alvo desta ação conjunta são os produtores que comercializam no mercado interno paraense. As plantas sugeridas pelo estado devem contemplar dois tipos de matadouros, aqueles com capacidade de abate de cinco a dez cabeças/dia e vinte cabeças/dia. Sérgio Bacury, titular da Secretaria Extraordinária de Articulação Municipal, explicou a criação dos projetos. “É muito importante o envolvimento destes cinco órgãos, pois todos são fundamentais para a criação de uma linha produtiva eficiente e que contemple a realidade de cada região. Estamos em um primeiro momento de consolidação desta ação muito importante para o estado e vamos definir em conjunto quais as regiões contempladas”, explicou Sérgio Bacury.

A partir da demanda de municípios e produtores, o Governo passou a planejar a viabilidade de construção e acompanhamento das atividades do setor. Uma das principais preocupações é com a saúde pública da população. Segundo Sérgio Bacury, em algumas localidades do Marajó ainda é feito o abate dos animais no mato, longe do controle da Vigilância Sanitária, por isso a necessidade da existência dos matadouros e a urgência em viabilizar estes projetos.

“Até meados de março deste ano vamos apresentar ao governador a proposta de construção dos abatedouros, com a sugestão dos locais de implementação, respeitando normas ambientais e capacidade de gestão de cada município ou área contemplada”, destacou Sérgio Bacury.

Um dos pontos de discussão da reunião foi o modelo de gestão dos abatedouros. A sustentabilidade de funcionamento dos locais é determinante para a manutenção dos estabelecimentos. Os projetos serão implantados com investimento estadual, no entanto a gestão será responsabilidade dos municípios. “Os órgãos estaduais competentes farão a fiscalização das atividades, para que daqui a alguns anos os matadouros continuem funcionando e beneficiando produtores e consumidores”, disse o secretário extraordinário.

(Agência Pará)

+ Notícias

Assinar Feed

Comentários