AUDIÊNCIA UFPA | Movimento Marajó Forte foi recebido em audiência na Reitoria da Universidade Federal do Pará

Dep. Federal Arnaldo Jordy, Marluth Fialho e Socorro Raiol (MMF), Reitor Sérgio Maneschy.

No último dia  21/06, o Movimento Marajó Forte (MMF) foi recebido em audiência pelo Magnífico Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Prof. Dr. Carlos Maneschy. A audiência com o Reitor foi solicitada e intermediada pelo Deputado Federal Arnaldo Jordy (PPS/PA). Na pauta, as ações da UFPA relacionadas ao ensino superior na Mesorregião do Marajó, que constam no Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago do Marajó, o Plano Marajó, elaborado em 2008. E, apresentação da demanda e da campanha pela criação da Universidade Federal do Marajó.

O Movimento Marajó Forte apresentou e entregou ao Reitor documento com dados relativos ao ensino fundamental, médio e superior na região do Marajó. No documento constam todas as iniciativas e proposições que tramitam no congresso nacional relacionadas a criação da Universidade Federal do Marajó. E, também o quantitativo de vagas ofertadas pelas Universidade do Estado do Pará (Salvaterra) e pela Universidade Federal do Pará (Soure/Breves), que juntas totalizam 365 vagas anuais. E, para subisidiar a apresentação da demanda foram apresentados os quantitativos de matrícula do último censo escolar (2012), que apresenta mais de 16 mil alunos matriculados no ensino médio nos 16 municípios marajoaras e, uma população de mais de 478 mil habitantes. 

Entrega do documento com dados sobre o ensino fundamental, médio e superior nos 16 municípios do Marajó.

O MMF fez uma breve apresentação das ações da Campanha Pró-Criação da Universidade Federal do Marajó, que consiste em uma grande mobilização social, nos municípios marajoaras, em torno da demanda. E, que já percorreu os municípios de Melgaço, Ponta de Pedras, Curralinho e Portel coletando assinaturas para a petição pública endereçada ao MEC, que pede a criação da Universidade Federal do Marajó.

Reitor Sérgio Maneschy falando sobre as ações da UFPA no Marajó.

O Reitor Carlos Maneschy, após a apresentação do MMF, fez um balanço das ações e iniciativas da UFPA na Mesorregião do Marajó nos últimos anos. E, destacou a oferta de 40 vagas para o curso de Enfermagem em Breves, a implantação do curso de Matemática em São Sebastião da Boa Vista e, do curso de Pedagogia em Curralinho. E, se propôs a ajudar no processo de criação da Universidade Federal do Marajó, assumindo os seguintes compromissos:

1 - Elaborar projeto da criação da Universidade Federal do Marajó até agosto/2013;

2 -  Reunir em audiência os 16 Prefeitos do Marajó;

3 - Participar da Sessão Especial na Assembléia Legislativa do Pará (em data a ser definida);

O Deputado Federal Arnaldo Jordy fez um relato das proposições que tramitam na Câmara Federal e, se propôs a contribuir nos debates em torno da demanda e, a propor ações na Câmara, conforme segue:

1 - Pronunciamento em defesa da Criação da Universidade Federal do Marajó;

2 - Apresentar requerimento na Comissão da Amazônia, para realização de Audiência Pública, em Belém, no dia da Sessão Especial da ALEPA ou, em Brasilia para debater as demandas da Mesorregião do Marajó;
 
Entrega simbólica da camisa do Movimento Marajó Forte alusiva a campanha pela criação da Universidade Federal do Marajó.

Nós, do Movimento Marajó Forte agradecemos imensamente a atenção e apoio dispensados pelos Srs. Carlos Maneschy, Reitor da UFPA e, Sr. Arnaldo Jordy, Deputado Federal (PPS/PA) em torno desta importante e histórica demanda da Mesorregião do Marajó. O diálogo com as instituições, poderes constituídos e atores sociais, em torno da demanda, tem sido muito importante para o processo e para a articulação de ações que visem a concretização deste sonho, que pode mudar a realidade marajoara, por meio da educação (ensino, pesquisa e extensão).

Forte Abraço & Saudações Marajoaras!!!

Comentários