UFPA | Reitor recebeu as emendas individuais da bancada federal paraense para a expansão do ensino superior no Marajó


No último dia 13/12, o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Pará, Prof. Dr. Carlos Maneschy, recebeu em audiência, solicitada pelo Movimento Marajó Forte (MMF), os Coordenadores Ricardo Fialho e Marluth Figueiredo, a Deputada Federal Elcione Barbalho (PT), Gabinete dos Deputados Federais Claudio Puty e Miriquinho Batista, Prefeito de Breves - Xarão Leão, Prefeito de Afuá - Eliudo Pinheiro, Prefeito de Muaná - Murilo Guimarães e, Representante da Prefeitura de Melgaço, Sr. Agenor Sarraf.

Na pauta, as emendas parlamentares individuais apresentadas por Deputados Federais e Senador, da Bancada Paraense, ao Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA 2014, destinadas à Universidade Federal do Pará (UFPA) para a implementação do "Plano Emergencial de Expansão do Ensino Superior na Mesorregião do Marajó", apresentado e defendido na reunião da Bancada Federal que tratou das emendas ao PLOA 2014.


O Reitor da UFPA, demonstrou otimismo com a destinação dos R$ 3.000.000,00 (três milhões) pela bancada federal para atender a demanda por ampliação da oferta de vagas para ingresso em cursos de graduação, nos dezesseis municípios que compõem o Arquipélago do Marajó. Embora, o montante destinado não ser o suficiente para a execução do plano em sua totalidade, segundo o Reitor "Já é uma boa contrapartida, para que o Ministério da Educação analise e avalie a execução do Plano. E, faça a complementação dos recursos necessários via Orçamento Geral da União", avaliou. E, na sequência se colocou à disposição para tratar do assunto, em sua primeira reunião no MEC, no início de janeiro.


A Deputada Elcione Barbalho (PMDB) e os representantes dos mandatos dos Deputados Federais Claudio Puty e Miriquinho Batista, se comprometeram em solicitar uma audiência da Bancada Federal com o MEC, no início do mês de fevereiro, para que a Universidade Federal do Pará, Prefeitos do Marajó e, Movimento Marajó Forte apresentem o Plano e, negociem com o MEC a complementação dos recursos e, a liberação das emendas individuais até o mês de junho/2014.

 
Os Coordenadores do Movimento Marajó Forte, no encerramento da reunião agradeceram aos Parlamentares Paraenses que dispensaram apoio à luta e, destinaram emendas individuais, aos Prefeitos pelo apoio e atenção dispensada a esta importante demanda da nossa gente marajoara e, também à Universidade Federal do Pará por ter recebido com atenção a demanda e, por ter instituído uma Comissão e designado servidores (Prof. Dr. Alberto Teixeira - Gabinete e, João Carlos - FADESP) para comporem a comissão que elaborou o referido Plano.

O Movimento Marajó Forte (MMF) agradece a todos e todas que direta ou indiretamente contribuíram ao longo deste ano, de muita luta, de conquistas e, de muitas ações exitosas realizadas no ano de 2013, no âmbito da CAMPANHA PRÓ-CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARAJÓ. E, em especial a todos os sumanos e sumanas que acompanharam, apoiaram e/ou participaram, voluntariamente de nossas ações neste ano que se encerra.

Sumano@s um FORTE ABRAÇO!!!

Sumano@s um FELIZ NATAL!!!

Sumano@s que o ANO NOVO seja com muita SAÚDE, FELICIDADES & REALIZAÇÕES para todos nós e familiares!!!

Esperamos, em 2014, continuar com o apoio e atenção dos sumanos e sumanas na luta por dias melhores para a nossa gente marajoara!!! 


Saudações Marajoaras!!!

Comentários