CHAVES | Projeto "Navegando na Cultura Ambiental" no Arquipélago de Marajó

 
Navegando na Cultura Ambiental
 
Este é o sentimento da equipe do projeto Cultura Ambiental nas Escolas. Nos dias 7, 8, e 9 de fevereiro o projeto vai estar em Chaves, no Marajó. Isso mesmo, lá na foz do Amazonas navegando. Duzentos e cinquenta professores do município de Chaves vão participar de uma formação dentro do Encontro da Semana Pedagógica.

Os professores terão a oportunidade de receber informações para desenvolver melhor as atividades sobre meio ambiente nas escolas de Chaves e multiplicar o saber para mais de sete mil alunos e comunidade local. Com este espírito da importância do saber compartilhado que o projeto Cultura Ambiental nas Escolas inicia o ano de 2014 por Chaves.

O Projeto Cultura Ambiental nas Escolas desenvolvido pela Tetra Pak, em parceria com a ONG Noolhar, busca tratar o meio ambiente de maneira transversal e prático, propondo atividades em diversas disciplinas. Além disso, mostrar como trabalhar os conteúdos propostos, gerar discussões e alternativas de aplicação nas mais diversas realidades da sala de aula.

As oficinas foram divididas em três momentos: a apresentação do projeto; a educação para sustentabilidade, e o processo de reciclagem. Ao final, os participantes receberam um kit pedagógico de apoio do projeto, que oferece ferramentas necessárias para a sua aplicação do que foi debatido nas oficinas em sala de aula.

De acordo com Fernando Von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, a ação contribuirá com a formação de diversos jovens do ensino fundamental e médio. “Fornecendo informações e ferramentas para que os professores auxiliem os estudantes, estimulamos a formação de uma visão mais abrangente a respeito da problemática dos resíduos sólidos”, comenta Fernando.

Para Patrícia Gonçalves, coordenadora da Noolhar, a parceria garante a capacitação dos professores em municípios muitas vezes não contemplados por ações pela dificuldade de logística e é nesse desafio que acontecem as transformações, levando educação ambiental para todos.

Sobre Chaves

O município de Chaves é o maior em extensão da Ilha do Marajó. Está dividido em três regiões: Ilhas, Litoral e Central. Possui uma área de 13.085 Km2. Limita-se ao Norte com Oceano Atlântico; ao Sul com os Municípios de Cachoeira do Arari, Santana do Arari e Anajás e Leste com Município de Soure e a Oeste com o Município de Afuá e Rio Amazonas.
 
(ASCOM/ONG NOOLHAR

Comentários