UFPA | Coordenador do Campus de Breves firma parceria com o Movimento Marajó Forte


O Coordenador do Campus Universitário de Breves, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Professor Hércio Ferreira esteve reunido, em Belém, com a Coordenação do Movimento Marajó Forte (MMF) para apresentar a proposta de expansão do ensino superior a partir do Campus de Breves, que está em andamento na instituição. A proposta prevê a Flexibilização de Turmas de Graduação, intervalares, em cinco municípios do Marajó, utilizando-se do capital humano do Campus de Breves (Professores) e, da infraestrutura oferecida pelas Prefeituras, mediante a assinatura de Termos de Compromisso. Segundo Hércio, os municípios a serem atendidos são Anajás, Bagre, Curralinho, Melgaço e Portel.

Na ocasião, a Coordenação do Movimento Marajó Forte apresentou o andamento da "Campanha Pró-Criação da Universidade Federal do Marajó" e, do "Plano Emergencial de Expansão do Ensino Superior na Mesorregião do Marajó" que será implementado pela Universidade Federal do Pará com recursos oriundos de emendas individuais apresentadas ao PLOA 2014 destinadas pela Bancada Federal do Pará no Congresso Nacional e, de recursos oriundos do MEC.

Ao término da reunião, foram tirados alguns encaminhamentos que visam basicamente a aproximação e o fortalecimento das propostas apresentadas que, em tese, objetivam a expansão do ensino superior na Mesorregião do Marajó, por meio da ampliação da oferta de vagas nos cursos de graduação da UFPA na região. 

O Coordenador do Campus de Breves convidou o Movimento Marajó Forte para apresentar o conteúdo da Campanha em uma reunião do Conselho Universitário, em Breves, em data a ser definida, para que a comunidade acadêmica possa conhecer melhor a proposta, apresentar suas contribuições e fortalecer a luta pela expansão do ensino superior no Marajó. E, o Movimento Marajó Forte convidou a Coordenação do Campus a se engajar no processo de discussão e construção do Projeto da Universidade Federal do Marajó, multicampi, que será elaborado por uma comissão designada pelo Reitor da UFPA.

O Movimento Marajó Forte agradece a atenção dispensada pelo Professor Hércio Ferreira a esta importante demanda da comunidade estudantil dos municípios marajoaras. E, esperamos que esta parceria se fortaleça para a expansão do ensino superior em nossa região.

(Movimento Marajó Forte)

Comentários