PRONAF | Disponibiliza recursos para incentivo às cadeias de avicultura e açaí em Breves


Vinte e oito famílias agricultoras de Breves, na Ilha do Marajó, foram contempladas com recursos que totalizam R$ 297.441, oriundos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para incentivo às cadeias de avicultura e açaí. Os recursos foram viabilizados pelo Banco da Amazônia mediante projetos de crédito elaborados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

Ao todo foram 22 financiamentos na linha Floresta para o manejo de 62 hectares de açaizal nativo; três na linha Jovem, destinados ao manejo de seis hectares de açaizal; dois na linha Mais Alimentos, para incremento da criação de frango caipira, com a aquisição de 100 aves cada e aviário completo; e um para manejo de dois hectares de açaizal.

“O manejo de açaizal nativo é a principal atividade produtiva local, com mercado consumidor garantido, e quando bem trabalhado tem a produtividade elevada a até 80%. O frango caipira tem comercialização garantida no Programa Nacional de Alimentação Escolar, além da Feira do Agricultor que ocorre às quartas-feiras e sábados na sede do município”, diz o coordenador da Emater em Breves, Alfredo Rabelo Rosas Netto.

Os agricultores que estão sendo financiados serão beneficiados também com a emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento de acesso a políticas públicas elaborado pela Emater. No município marajoara, o órgão estadual atende a 1,2 mil famílias agricultoras que têm como base econômica a produção de açaí e o cultivo de mandioca.

(Agência Pará)

Comentários