Com o colar denominado Açaí, fruta típica do Pará, a designer de joias paraense Selma Helena Montenegro Botelho, única representante da Região Norte, chega à elite da joalheria nacional. Ela foi selecionada entre 1.386 inscritos de todo o país como uma das 18 melhores na 10ª edição do maior concurso de design de joias de ouro do mundo, o AngloGold Ashanti AuDITIONS. Promovido em vários países pela mineradora AngloGold Ashanti, no Brasil o concurso acontece a cada dois anos, com o objetivo de valorizar o setor joalheiro nacional.
Na solenidade de premiação, ocorrida em 12 de novembro, em Belo
Horizonte (MG), além de empresários, joalheiros, jornalistas
especializados e políticos, também participaram do evento artistas como
Murilo Benício, Eliane Giardini, Carlos Casagrande – que desfilou com o
colar de Selma Montenegro -, e a cantora Vanessa da Mata.
Todos os finalistas desta edição do AuDITIONS, que teve “Brasilidade”
como tema, estão com suas peças no catálogo do evento, fotografadas no
corpo da atriz Thaís Araújo, escolhida a golden girl em 2012, pelo
fotógrafo JR Duran, em Foz do Iguaçu (PR). O fotógrafo Almir Pastore,
especializado em joias, retratou as peças finalistas. A modelo Luiza
Brunet, a golden girl de 2011, também participou da festa.
SELMA HELENA MONTENEGRO
A designer Selma Helena Montenegro é natural do município de Afuá,
no Arquipélago do Marajó e, desde 2002, integra o Programa de
Desenvolvimento do Setor de Joias e Metais Preciosos, financiado pelo
Governo do Estado/ Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e
Mineração (Seicom) e gerenciado pelo Instituto de Gemas e Joias da
Amazônia (Igama).
A JÓIA
O colar Açaí mostra, em ouro e gemas orgânicas, um grande cacho do
fruto extraído do açaizeiro, palmeira típica da Amazônia. Segundo Selma
Montenegro, a joia é conceitual e tem forte apelo visual, tanto pelo
tamanho quanto pela característica artesanal da peça, que foi produzida
pela Escola Rhama, que tem à frente o ourives e lapidário Ramirez Garcia
Gomes. Reinaldo Cardoso de Souza, ourives e instrutor da Escola Rhama –
que é uma escola de ourivesaria que funciona no mezanino do Espaço São
José Liberto, oferecendo cursos de joalheria básica e avançada – foi
quem confeccionou a peça, com a orientação de Selma Montenegro e de
Ramirez Garcia.
Sobre a inspiração para criar a joia, a designer diz que a temática foi
escolhida por se tratar de uma fruta muito típica do Pará, mas que há
vários anos ganhou o mundo. “Por ser uma fruta exótica e saborosa,
comercializada de diversas formas, o açaí é muito consumido. É a cara do
Pará e do paraense, que produz o fruto em abundância. Eu lembro muito
dessa música: ‘Chegou ao Pará, parou. Tomou açaí, ficou...”, reitera
Selma, fazendo referência à composição do rei do carimbó, 'Pinduca'.
Além do ouro, fornecido pela
mineradora, ela utilizou madeira, caroço de tucumã e fibra de arumã para
compor o colar Açaí. “Apesar de o conceito ser voltado para o ouro, a
gente tem que saber fazer esse link com a matéria prima regional”, diz
Selma, lembrando que esse tema ela abordou em uma peça finalista de
outro importante concurso de design de joias do país, promovido pelo
Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).
“Estou mostrando a força do açaí como algo muito nosso. Mostro o Pará,
nossa cultura e nossos costumes. O açaí vem das entranhas do Pará, das
comunidades ribeirinhas. Vejo o açaí como uma divulgação do que há de
bom aqui”, enfatiza Selma. Para o AuDITIONS Brasil 2012, a designer
também enviou outros dois projetos, Arara Azul e Carimbó, um dos ritmos
característicos da cultura paraense. O projeto selecionado foi o último a
ser enviado.
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