SEGURANÇA PÚBLICA | Cachoeira do Arari ganha Unidade Integrada Pro Paz

Inauguração da UIPP de Cachoeira do Arari. Foto: Polícia Civil/Joel Lobato
 
O Governo do Estado, por meio do Sistema Integrado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, inaugurou, no último sábado, 13, uma nova Unidade Integrada Pró Paz (UIPP), no município de Cachoeira do Arari, arquipélago do Marajó. O evento reuniu dezenas de moradores e também políticos, líderes comunitários e autoridades da área de Segurança Pública, comandados pelo titular da Segup, Luiz Fernandes Rocha.
 

É a primeira vez, em décadas, que o município ganha uma unidade policial totalmente estruturada, onde atuarão conjuntamente as Polícias Civil e Militar, e a população disporá, ainda, de serviços nas áreas de Assistência Social e Psicologia. O delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, detalha que a obra foi resultado de mais de R$ 700 mil em investimentos do governo estadual, incluindo a construção do prédio, aquisição de mobiliário, implantação de sistema informatizado, base de dados e rede de comunicação digital, além da entrega de novas viaturas. Ainda durante a solenidade de inauguração foi entregur uma lancha às Polícias para o combate aos crimes fluviais na região ribeirinha do município, que tem mais de 22 mil habitantes, a maioria residente na zona rural.

A nova UIPP vai substituir a atual Delegacia de Cachoeira do Arari, que funcionava em um imóvel alugado e já se encontrava em condições precárias. A cerimônia de inauguração contou, ainda, com a apresentação da banda formada por jovens da Associação Musical "João Viana" (Anjov), projeto apoiado pela Prefeitura de Cachoeira do Arari. Para a festa que marcou a entrega, o novo prédio foi com decorado com quadros e peças artesanais que compõem o acervo do Museu do Marajó.

Para o delegado Arilson Caetano, que responde pela unidade policial de Cachoeira do Arari, a nova UIPP vai contribuir para reduzir o tempo de espera dos moradores da cidade pela resposta das forças de segurança. "A nova unidade vai ser uma referência para qualquer tipo de atendimento na área policial, pois teremos aqui, trabalhando de forma integrada, as duas polícias. Por intermédio do telefone (91) 3758-1293, o cidadão poderá acionar o nosso efetivo a qualquer hora do dia ou da noite", informa.

Com essa já são nove as Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) implantadas pelo Governo do Estado desde 2011: em Alter-do-Chão (Santarém); Mojuí dos Campos; Porto de Moz; Viseu; no bairro da Terra Firme, em Belém; Cumaru do Norte; Santa Bárbara do Pará; São Sebastião da Boa Vista (Marajó) e, agora, em Cachoeira do Arari.

Outras 15 unidades similares estão com obras em execução: em Almeirim, Jacareacanga, Novo Repartimento, Ourém, Palestina do Pará, Piçarra, Placas, Santarém, São Miguel do Guamá e no bairro do Tapanã, em Belém. A meta é que 30 UIPPs, no total, sejam construídas até o final do próximo ano, todas já planejadas e com orçamento garantido pelo Executivo Estadual.

A funcionária pública municipal Leonela Câmara de Oliveira, 28 anos, que mora desde a infância em Cachoeira do Arari, diz que a construção da UIPP é um fato marcante na história do município e tem esperança que os novos serviços ajudem a melhorar a vida da população. "Espero que com a integração entre as duas Polícias, os registros de violência, que já melhoraram, venham a cair ainda mais na nossa cidade", salienta.

A inauguração da UIPP em Cachoeira do Arari contou com as presenças do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges; do diretor de Polícia do Interior, Silvio Maués; dos delegados Arilson Caetano e Luciano Cunha, da Superintendência Regional dos Campos do Marajó; do coronel Zildomar Saruby, comandante da PM na Região dos Campos do Marajó; do secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Celso Sabino; do deputado federal, Nilson Pinto; do prefeito Benedito de Vasconcelos Filho; da prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Castro; além de policiais do Grupamento Marítimo e Fluvial, sob comando do delegado Dilermando Dantas.
 
(Agência Pará)
 

Comentários