SOURE | Arca das Letras beneficiará novas famílias de agricultores no Pará


Crianças, jovens e adultos buscam nos livros da biblioteca Arca das Letras ampliar o conhecimento. Foto: Eduardo Quadros


Seis comunidades rurais paraenses do município de Soure, na Ilha do Marajó, serão beneficiadas com a entrega de novas bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Com essa entrega, o estado do Pará soma um total de 390 bibliotecas instaladas em 96 municípios. Cada arca possui um acervo inicial de aproximadamente 200 livros, que vão desde literatura infantil a livros técnicos.



Na avaliação da coordenadora do Programa Arca das Letras, Dione Ferreira, a ação tem contribuído fortemente para estimular a leitura no campo desde 2003 – ano em que o Programa começou a ser executado. “Além de promover a inclusão de milhares de famílias no mundo da leitura, o Programa também melhora o desempenho educacional dos estudantes que moram no campo e estudam nas cidades”, afirma Dione.

Para cuidar das bibliotecas, da circulação e manutenção dos livros, serão capacitados 12 agentes de leitura, voluntários escolhidos pela comunidade, dois para cada nova biblioteca. Os agentes receberão informações técnicas do funcionamento da arca, tais como empréstimo e catalogação dos livros, bem como métodos de incentivo à leitura. “O papel do agente de leitura não é somente emprestar livros, mas incentivar o hábito da leitura em sua comunidade. Nas oficinas, os agentes também recebem orientações de como buscar mais doações para ampliar os acervos.”

As seis novas bibliotecas beneficiarão comunidades de Bom Futuro, Pacoval, Marajoara, Umirizal, Céu e Vila do Pesqueiro. A solenidade de entrega das arcas será realizada no dia 12, na Sociedade Marajoara de Arte (Soma), em Soure, a partir das 11h. No sábado, o evento ocorre na comunidade do Céu, às 9h. 


Arca das Letras no estado  
O estado do Pará já recebeu, até o momento, 384 bibliotecas rurais aproximando da literatura 74 mil famílias, desde assentados da reforma agrária e agricultores familiares a quilombolas e indígenas, em 96 municípios. São mais de 88 mil livros e 731 agentes de leitura trabalhando para incentivar o hábito no meio rural. 


Serviço
Solenidade de entrega e capacitação de agentes de leitura
Local: Sociedade Marajoara de Arte (SOMA) - Soure
Data: 12/04
Horário: 11h 


Solenidade de entrega e capacitação de agentes de leitura
Local: Comunidade do Céu
Data: 13/04
Horário: 09h

(MDA/ASCOM)

Comentários