#MARAJÓ | Ação Solidária no Igarapé Iraju, Município de Melgaço (PA) - A luta continua Suman@s!!!


O Movimento Marajó Forte (MMF) realizou no início do mês de janeiro, em Melgaço (PA), a sua primeira Ação Solidária do Ano de 2016.

A ação consistiu na doação de brinquedos, roupas, balas e doces patrocinados. Todo esse material foi distribuído na comunidade do Igarapé Iraju, afluente do Rio Tajapuruzinho, zona rural do município de Melgaço, distante cerca de uma hora e meia da sede do município.

A comunidade do Iraju é composta por aproximadamente 250 famílias, que moram nas margens do igarapé que dá nome à comunidade. As famílias da comunidade vivem basicamente da pesca, da caça e, da extração e beneficiamento de madeira e, da renda advinda dos programas sociais do Governo Federal.

A comunidade vem sendo acompanhada pelo Movimento Marajó Forte desde o mês de julho de 2015, quando a coordenação do MMF esteve realizando uma visita, para levantar as demandas da comunidade. Na ocasião, foram levantadas diversas demandas associadas à Educação (Transporte Escolar e Equipamentos para a Escola), à Saúde (Saúde da Mulher/Medicamentos/Posto de Saúde) e, à Seguridade Social (Aposentadoria), dentre outras.

O Movimento Marajó Forte vem dialogando e encaminhando tais demandas para o Poder Público e, buscando o apoio da bancada de deputados estaduais e federais para que destinem emendas para o município para que seja possível ao município realizar os investimentos necessários para o atendimento dessas demandas.

Algumas demandas da comunidade já foram atendidas e, viabilizadas pelo mandato da Deputada Federal Elcione Barbalho (PMDB). A deputada tem apoiado todas ações já realizada na comunidade.

A Secretaria Municipal de Educação de Melgaço, na pessoa do Secretário Onilson Carvalho, vem prestando apoio logístico para a realização das ações na escola da comunidade.

A ação solidária também contou com a doação de brinquedos de membros voluntários do MMF, por meio da Sumana Socorro Raiol e do Sumano Inácio Souza.

A ação iniciou às 10h, com uma palestra proferida pela Coordenação Geral do Movimento Marajó Forte, Ricardo e Marluth Fialho, sobre as ações do Movimento Marajó Forte no ano de 2015, que beneficiaram a comunidade. Seguida da palestra do Secretário Onilson Carvalho sobre os avanços conquistados na área da educação no município e, na comunidade. Em seguida, iniciou-se a doação de brinquedos para as crianças e, de todo o material arrecadado para a comunidade.

A programação se encerrou por volta das 14h, com um almoço para todos os participantes presentes na ação.

Fica aqui o nosso agradecimento a todo@s que direta ou indiretamente participaram e/ou ajudaram para que a ação solidária fosse realizada.
E, um agradecimento especial à Deputada Elcione Barbalho, ao Onilson Carvalho, Socorro Raiol e Inácio Souza pelo gesto de solidariedade dispensado aos nossos irmãos e irmãs marajoaras do Iraju.

Reunimos e compartilhamos abaixo algumas fotos da ação, para você sentir a emoção no olhar de membros da comunidade!!!

E, nós do Movimento Marajó Forte estaremos fazendo desse gesto solidário para com a nossa gente marajoara, o nosso combustível durante todo o ano de 2016!!!

A luta continua Suman@s!!!


Mais Justo e Solidário!!!

Forte Abraço & Saudações Marajoaras!!!

        
 



 

 
    
(Movimento Marajó Forte)

Comentários