BREVES | Primeira base fluvial integrada de Segurança Pública será instalada em Antônio Lemos


Com investimento de R$ 4,5 milhões de recursos estaduais, a base vai ampliar a fiscalização dos órgãos públicos na malha fluvial do Pará, especialmente em uma área considerada estratégica para a segurança pública, por estar localizada em um corredor histórico de transporte de drogas, contrabando, pirataria e crimes ambientais.

"Esta é uma estratégia do Sistema de Segurança Pública do Estado em poder estar presente em todas as regiões por meio dos órgãos de segurança e fiscalizações, garantindo à segurança na malha fluvial do território paraense. A base será instalada no Distrito de Antônio Lemos de forma estratégica, já que este é um principal ponto de passagem de cargas e embarcações vindas do Amazonas e Amapá. Assim, teremos um ponto fixo para as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria da Fazenda, além de disponibilizarmos espaço para os órgãos de fiscalização federal e ambiental para que juntos a todos os municípios do arquipélago do Marajó estruturar a presença do estado no combate a criminalidade em toda a região e ampliando a fiscalização", enfatizou Helder Barbalho, Governador do Estado.


A base reunirá todos os órgãos de Segurança Pública do Estado bem como órgãos de fiscalização ambiental e alfandegaria, tanto da esfera estadual quanto federal e municipal. A integração entre as forças é o principal diferencial do projeto que objetiva concentrar esforços de Segurança Pública e fiscalizações a fim de monitorar e verificar as atividades que são desenvolvidas na área fluvial do Pará, em específico nas rotas de embarcações vindas de todo estado, além dos estados do Amapá e Amazonas.

"Essa é a primeira base flutuante do nosso estado e faz parte de uma iniciativa do governo estadual para o fortalecimento das ações em combate à criminalidade nas regiões fluviais do nosso território. Com a implementação da base teremos mais condições de atuar e enfrentar os crimes nessas localidades. Sem dúvidas, esse é um marco histórico para a segurança pública e estamos certos de que os resultados serão ainda melhores a partir de mais esse grande investimento realizado”, ressaltou Ualame Machado, titular da Secretaria Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Estrutura
A base flutuante tem quatro níveis: porão, dois convés e tijupá. O porão irá abrigar dois geradores para alimentação de energia, sistema de tratamento de esgoto sanitário, tanques de óleo diesel e espaço para armazenamento de carga. Já o convés principal conta com uma recepção, sala de atendimento, banheiros, cela temporária masculina e feminina, seis salas de escritório com capacidade para 23 pessoas e sala para reunião.

No convés superior estão a copa, refeitório, espaço de convivência, banheiros e dormitórios para 25 pessoas. Na tijupá estão instalados os painéis fotovoltaicos, aparelhos flutuantes, condensadores, caixa d'água e mirante inferior e superior. Cada estrutura foi construída de forma adaptada para a realidade do local onde será instalada, podendo contar com uma infraestrutura terrestre de apoio.

Estratégia

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu), vem desenvolvendo, de forma estratégica, ações para reforçar e fortalecer a segurança, na extensa malha fluvial do território paraense.
Com investimento em infraestrutura adequada, através das aquisições de novas embarcações, o Grupamento potencializa sua atuação, e de forma conjunta, com os demais órgãos de segurança aumentou o alcance de suas atividades em combate aos crimes fluviais.

“O Pará conta com quase 100 municípios banhados, que necessitam de embarcações para que possamos transpor os obstáculos e chegar por todo o seu território, e em todo o cidadão paraense. Nós estamos, hoje, no transporte fluvial, com quase 80 lanchas de vários modelos distribuídos no estado, e três delas são lanchas blindadas, o que é inédito no nosso estado também. Além disso estamos prestes a entregar, já a caminho de Antônio Lemos, a nossa primeira base fluvial integrada, e teremos mais duas entregues ainda este ano” pontuou o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.

Nos últimos três anos, já foram realizadas mais de 120 operações integradas, além do incremento de 18 novas embarcações, somando o total de 80 embarcações, e ainda a criação da base integrada de Segurança Pública, denominada de “Antônio Lemos”, que será instalada na margem direita do rio Tajapuru, no distrito de Antônio Lemos, município de Breves, no arquipélago do Marajó.
Para o titular da Segup, a nova base fluvial é um marco de suma importância para a segurança fluvial do Estado visando não somente os aspectos da criminalidade, mas também, nas fiscalizações e na integração dos órgãos.

“É importante oferecermos a segurança, mas também fiscalizar os nossos rios. Nós trabalhamos de forma integrada, o que reduz os custos com esta integração, além de cada um poder fazer o seu trabalho e ao final tudo se completar. A parte de fiscalização da Secretaria de Fazenda do Estado, a parte de policiamento, de emissão e de registros de RG, carteira de identidade pro cidadão, e de prestar serviço à população ribeirinhas através da base.

Capacitação

O Governo do Estado, por meio da Segup, realizou também importantes investimentos, nos últimos três anos, especialmente, em capacitações para preparar os agente, tanto na pilotagem das novas embarcações, quanto nas ações de segurança. Com três cursos realizados foram formados mais de 40 pilotos, aptos a conduzirem os equipamentos entregues.

As novas embarcações são equipadas com aparelhos de tecnologia avançada, como visão noturna, visão termal, sonar e radar, que permitem uma atuação mais ostensiva, especialmente no enfrentamento a organizações criminosas e grupos que agem fortemente armados, garantindo assim maior segurança ao trabalho das polícias, resguardando a vida dos agentes e possibilitando resultados mais eficazes às operações fluviais.

O diretor do Grupamento, delegado Arthur Braga, apresenta um panorama da nova realidade no âmbito segurança fluvial que o estado vivencia.

“Nós tivemos uma redução considerável da criminalidade com a aquisição dessas embarcações. A estrutura e a gestão estratégica acabam inibindo diversos delitos de roubo à embarcação, roubo à residência ribeirinha. E o posicionamento estratégico de embarcações em locais recorrentes de delitos, acabou reduzindo-os também. O Estado, como um todo, está com uma capacidade de operação muito boa, com respostas a crimes de forma bastante eficaz e célere devido as embarcações adquiridas, com capacidade de navegação mais rápida e noturna dando segurança também aos agentes com embarcações blindadas”, aponta.

Por Roberta Meireles/Walena Lopes (SEGUP) - AGÊNCIA PARÁ

Comentários