SUDAM | Readequação do Plano de Desenvolvimento do Marajó

A Sudam irá adequar, atualizar e reestruturar o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Arquipélago do Marajó. O primeiro passo nessa direção foi dado na manhã desta segunda-feira, 12 de junho, na reunião ocorrida entre o Superintendente da Sudam, Paulo Rocha, e representantes de movimentos sociais de defesa dos municípios do Marajó. 




A reunião aconteceu na sede da Sudam, em Belém, e contou com a participação do Movimento Todos na Mesma Canoa (João Ribeiro, de Ponta de Pedras; Murilo Guimarães, de Muaná; Amiraldo Cunha, de Breves; além de Paulo Sérgio, de Portel, que também representa o Instituto Marajó, e Carlos Augusto, de Portel, que também integra a CPT e FETAGRI). Ricardo Fialho e Marluth Fialho, ambos de Melgaço, participaram do debate, pelo Movimento Marajó Forte. Paulo Hermógenes, de Muaná; Alexandre e Francisco, representaram o Instituto Amary.



Entre as reivindicações imediatas para a reestruturação do Plano do Marajó, foram elencadas as seguintes propostas: Universidade Federal do Marajó, espaço físico para reuniões permanentes do Plano do Marajó, a realização de oficinas para elaboração de projetos de captação de recursos do Fundo Amazônia e o fortalecimento da psicultura e do extrativismo, entre outras pautas de interesse daquela população.

O superintendente da Sudam, Paulo Rocha, que debate o plano de desenvolvimento do Marajó no Movimento Todos na Mesma Canoa, desde a década de 90, quando exercia mandato de Deputado Federal, se comprometeu em dar celeridade ao processo de adequação do Plano.

Fonte: SUDAM

Comentários