CAMPANHA PRÓ-CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARAJÓ (UnM): Participe, Assine e Divulgue a Petição Pública



O Movimento Marajó Forte (MMF) e o Grupo em Defesa do Marajó (GDM) e demais entidades que integram os Movimentos Sociais do Marajó apóiam a campanha Pró-Criação da Universidade Federal do Marajó (UnM).

Para que o projeto chegue às mãos do Ministro da Educação, Dr. Aloizio Mercadante, dos parlamentares da Bancada Federal e Estadual do Pará, você pode ajudar. Pois, faz-se necessário a coleta do maior número de assinaturas nos 16 municípios que compõem o Arquipélago do Marajó, no município de Oeiras do Pará e, nas demais regiões do Estado do Pará.

Na avaliação dos Movimentos Sociais do Marajó, com a criação da UnM será possível garantir no Marajó o que estabelece o artigo 205 da Constituição Federal, no qual a educação, direito de todos, é dever do Estado e da família e, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Pois, “Só dessa forma será possível colocar a educação superior pública na pauta de debates da sociedade paraense, elegendo a educação superior como tema de prioridade no plano nacional e estadual”, afirmou o coordenador do Movimento Marajó Forte (MMF), Ricardo Fialho. 

Para o coordenador do Grupo em Defesa do Marajó (GDM), José Varella, “a criação da Universidade Federal do Marajó trará efetivos benefícios a Amazônia Oriental e ao corpo acadêmico brasileiro como um todo na área do conhecimento do Trópico Úmido planetário, mediante aumento de oferta de ensino superior, de pesquisa científica e tecnológica e, do desenvolvimento sustentável, gerando prosperidade e bem-estar da população da região, inclusive do seu entorno, repercutindo positivamente sobre a Região Metropolitana de Belém e ZPE Macapá-Santana e o resto do mundo através do intercâmbio universitário e da cooperação internacional”.



Faça a Coleta de Assinaturas no seu Município

 
RESUMO DAS PROPOSIÇÕES - CONGRESSO NACIONAL

A CAMPANHA PRÓ-CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARAJÓ está sendo conduzida pelos voluntariados do Movimento Marajó Forte (MMF) e Grupo em Defesa do Marajó (GDM) em complementação as iniciativas, proposições e processos em andamento objetivando a criação da Universidade Federal do Marajó. Vale ressaltar que, a Universidade Federal do Marajó é uma demanda histórica e legítima do Povo Marajoara. E, se for criada, poderá ser uma indutora do desenvolvimento social e econômico na Mesorregião do Marajó, que ainda hoje apresenta os piores indicadores sociais deste Estado e, deste País.

A criação de uma Universidade Federal para atender a população dos 16 municípios que compõem o Arquipélago do Marajó, mais o município de Oeiras do Pará, tem sido objeto de proposições no Congresso Nacional. No Senado, há um Projeto de Lei do Senado (PLS), o SF PLS 124/2010 de 11/05/2010, cuja Ementa “Autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Arquipélago do Marajó, no Estado do Pará (UFAMPA), com sede no Município de Breves, por desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA).”, de autoria do Senador Mário Couto (PSDB). 

E, na Câmara dos Deputados há duas proposições, a Indicação INC 82/2011 de 17/02/2011, cuja Ementa “Sugere ao Ministro de Estado da Educação, Sr. Fernando Haddad, a criação das Universidades Federais do Marajó e da Amazônia Tocantina, no Estado do Pará.”, de autoria do Deputado Federal Claudio Puty (PT). E, a Indicação INC 3223/2012 de 19/09/2012, cuja Ementa “requer o encaminhamento da proposição ao Poder Executivo, relativa à criação da Universidade Federal do Marajó, com sede no Município de Breves, no Estado do Pará ”, de autoria do Deputado Federal Lira Maia (DEM).
No Parlamento Estadual, temos a Moção Nº 164/2012, protocolada e defendida em plenário pelo Dep. Estadual Márcio Miranda (DEM), atual Presidente da ALEPA, na Sessão Ordinária do dia 10/04/2012, na qual solicita o apoio do Ministro da Educação, Excelentíssimo Sr. Aloizio Mercadante e, da Bancada do Pará no Congresso Nacional para contemplar o apelo da população marajoara com a criação da Universidade Federal do Marajó, considerando que o Povo do Marajó vive em uma região carente de investimentos públicos e de políticas públicas que visam à melhoria das condições de vida ou, que proporcionem perspectivas de desenvolvimento sustentável para esta região, que apresenta um dos piores indicadores sociais do Estado do Pará e do Brasil.

Participe! Assine a Petição Pública!

3 Comentários

  1. Ricardo e Marluth, essa é uma das mais importantes ações para que o nosso querido Marajó saia dessa inércia histórica e arranque de vez para o desenvolvimento sustentado. Muito boa batalha para a plena cidadania de seus habitantes, com educação, saúde, transportes, saneamento, economia pujante e meio-ambiente preservado! Excelente iniciativa. Contem comigo pro que der e vier. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Assino em baixo, uma própria Universdidade Federal para a nossa região será um grande avanço para a educação dos municípios do Marajó.

    ResponderExcluir
  3. O Marajó é o maior celeiro do mundo em biodiversidades e patrimõnio da humanidade, porém, esquecido pelo nosso governo federal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário